Os herdeiros de beneficiários possuem direito a permanecer recebendo muitos benefícios do INSS. Apesar disso, o Instituto faz um alerta para essas pessoas em relação aos saques. E é muito importante que os herdeiros fiquem atentos, para evitar situações de complicações futuras. Entenda melhor:
INSS alerta herdeiros para não sacarem os benefícios. Entenda
O INSS alerta que as famílias de beneficiários não façam o saque quando ocorre o falecimento do titular, mesmo que o valor já esteja na conta. Isso porque o procedimento correto é avisar o Instituto sobre o óbito. Dessa forma, há o cancelamento do benefício.
O aviso ao INSS deve ser feito no prazo de 1 dia útil no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil (SIRC), ou 5 dias úteis, no máximo, se não houver internet na região. Então, se os herdeiros sacarem os valores dos benefícios antes da notificação, significa que estão cometendo uma fraude e podem ser responsabilizados por isso futuramente.
Leia mais: Dinheiro extra: Aposentados vão receber 2 parcelas de R$ 660; Consulte datas
Além disso, se o beneficiário do INSS ainda tiver o valor em sua conta do mês anterior ao seu falecimento, os herdeiros também não devem sacá-lo. O correto é solicitar ao INSS de maneira legal. Para isso, basta entrar no aplicativo Meu INSS, localizar o serviço “Solicitar emissão de pagamento não recebido” para que seja providenciada a liberação do valor conforme a legislação.
Leia mais: 13º salário pode ser antecipado para aposentados e pensionistas em 2023? Confira
Como os herdeiros podem solicitar valores ao INSS?
Os herdeiros que pretendem fazer o saque de algum valor devido ao titular falecido, pode solicitar ao INSS mediante apresentação de alguns documentos comprobatórios da herança, como alvará judicial, formal de partilha ou inventário.
Além disso, é preciso que a família se certifique de que o segurado já não tinha direito à pensão por morte antes de solicitar a liberação de qualquer valor. Para isso, deve-se entrar em contato com o INSS, por meio do serviço de “solicitar desistência/encerramento/renúncia” do benefício do segurado falecido.
Com a documentação necessária apresentada e a solicitação aceita, o valor dos recursos devidos é liberado por meio de um Pagamento Alternativo de Benefício (PAB). Os canais remotos do INSS para essa comunicação da morte e solicitação da PAB são:
- central de atendimento telefone 135;
- meu INSS: site e aplicativo.
Leia mais: 2 Pagamentos para aposentados disponíveis em fevereiro; Saiba mais
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!