O pagamento RPV vem gerando grandes expectativas em aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Inclusive, em janeiro, o CFJ (Conselho Federal de Justiça), permitiu a liberação de mais de R$ 1 bilhão em verbas para beneficiar mais de 100 mil brasileiros.
Assim, o RPV (Requerimento de Pequeno Valor) poderá ajudar diversos aposentados e pensionistas que estavam na espera para receber algo que já tinham direito. Na prática, se trata de um valor atrasado pela própria União.
Além disso, essa liberação do pagamento RPV para os aposentados e pensionistas também pode ser benéfico para a economia do país. Afinal de contas, é mais dinheiro circulando e, consequentemente, o consumo também vai aumentar, gerando mais empregos e aquecendo o lado econômico de toda a sociedade.
Por que existe o pagamento RPV?
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Na prática, esse dinheiro é de recursos que os beneficiários conseguiram contra o governo e contra o INSS nos últimos anos, tanto em revisão de valor de benefícios quanto em outras causas ganhas contra a Previdência Social.
No entanto, para receber esse valor, também é importante ressaltar que o aposentado e pensionista só vai receber, no máximo, 60 salários mínimos. Desta maneira, vai ganhar cerca de R$ 78 mil, caso tenha direito a todo esse valor.
Veja em seguida: Veja quem deve ficar de fora da lista de pagamentos do 13º salário do INSS em 2023; Confira
Contudo, se eventualmente tiver que receber mais, a diferença vai ser paga através de precatórios. Desse modo, o aposentado e pensionista que tem que receber o pagamento RPV não vai ser também prejudicado.
Naturalmente, nem todo o dinheiro de RPV é para aposentados e pensionistas, pois, também existem outros grupos de pessoas com diversos itens para receber, tanto do governo quanto em empresas privadas. Contudo, os beneficiários do INSS são os que mais recebem dinheiro de pagamento RPV.
Como receber este pagamento?
Agora, o que muitos aposentados e pensionistas se perguntam é sobre como receber esse valor a que vão ter direito legalmente ainda neste primeiro semestre. Neste caso específico, se refere ao pagamento RPV liberado em janeiro de 2023.
Primeiramente, os valores são distribuídos em contas abertas em nome dos beneficiários pelo TRF (Tribunal Regional Federal) de cada estado brasileiro. Desta maneira, cabe também ao advogado responsável pelo processo informar aquele beneficiário quando o dinheiro já chegou.
Veja em seguida: Urgente: Saiba o que é e como fazer a perícia médica do INSS
Além disso, também vale destacar que o pagamento RPV é feito em contas do Banco do Brasil e também da Caixa Econômica Federal. E é possível consultar, no site do TRF, se o valor já está disponível, através do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o número do processo.
Por fim, para quem é herdeiro de algum beneficiário, já falecido, também tem direito a receber o pagamento RPV. Isso tudo está previsto na lei e o familiar vai receber aquele valor devido.
Veja em seguida: Urgente: Brasileiros devem estar atentos aos novos valores de contribuição para o INSS; Saiba como contribuir
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!