Está sendo muito questionada se dependente químico podem vir ter acesso ao pagamento de um auxílio do INSS! Confira:
Muitas pessoas estão questionando que dependente químico pode vir ter o direito de receber mensalmente um auxílio do INSS. Como então a dependência química acaba sendo uma doença reconhecida pelo Cadastro Internacional de Doenças (CID).
Devido isso, pode ocorrer casos que o trabalhador precise então ser internado para poder tratrar este problema. Desse modo, o auxílio para dependente químico pode vir em breve se tornar uma realidade.
Confira agora mais informações a respeito a liberação de um benefício para os dependentes químicos. Veja:
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
O dependente químico pode ter direito a um auxílio do INSS?
Mesmo que então a dependência química acaba sendo uma doença reconhecida pelo CID, são então rara às vezes que o individuo venha torna-se um segurado do INSS. Devido o desconhecimento dos dependentes químicos sobre isso.
A dependência química seria uma doença crônica que precisa ser tratada. Com isso, o segurado não pode ser discriminado pelo INSS, caso então seja imprescindível vir receber um benefício ao ser realizado um perícia médica.
Leia em seguida: Surpresa: Aposentados Têm Novo Aumento De Margem Nos Empréstimos; Assim, Veja Qual É
Dependência química:
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a dependência química seria um transtorno neurológica crônica, progressivo e, além disso, podendo acarretar outras doenças. Porém, nesta classificação, o dependente químico acaba tendo o direito em receber um auxílio do INSS, veja a seguir, quais seriam os requisitos para realizar a solicitação.
- Ter realizado a contribuição com o INSS por pelo menos 12 meses;
- Estar então em abstinência e passar pela perícia médica para acabar sendo contado a dependência de fato;
- Estar 15 dias afastado de suas atividades laborais, para ter direito em dar entrada a solicitação do auxílio.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Vale relembrar que os benefícios acabam dependendo da circunstância e também da gravidade de cada caso. Confira a seguir quais seriam os casos:
- Auxílio-doença: Caso o depende químico acabe não conseguindo mais vir desempenhar suas atividades, este comprovando, terá o direito então receber o auxílio-doença. Caso tenha contribuído ao INSS, porém não podendo estar há mais de um ano ser realizar contribuição.
- Aposentadoria por invalidez: Os dependentes químicos podem também ter o direito em receber o benefício, caso forem aposentados por invalidez. Sendo ocorrido quando a dependência química acaba deixando o individuo suscetível a outras doenças que acabam vindo comprometer de forma permanente a sua vida laboral.
- Benefício de Prestação Continuada (BPC): Mesmo que então o dependente químico acabe ficando impossibilitado de executar suas atividades, mas não realiza contribuição há mais de um ano para o INSS, ainda não tem a possibilidade de acabar solicitando o benefício de prestação continuada.
Desse modo, acaba sendo descrito mais informações a respeito do Auxílio do INSS para dependente químico.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!