Aumento na fila do INSS preocupa o governo Lula, que busca meios para redução e agilizar a análise das solicitações. Saiba mais.
Diariamente a Previdência Social recebe milhares de solicitações de acesso aos benefícios previdenciários oferecidos. Entre eles, podemos mencionar as aposentadorias, pensão por morte e auxílio-doença, os quais são os mais buscados pelos segurados.
Dessa forma, o número de servidores não é compatível com a crescente fila do INSS, deixando muitos esperarem por longos meses a análise do seu pedido. Contudo, o governo Lula, busca formas para adotar e conseguir a reduzir. Continue acompanhando para saber mais informações.
Governo Lula prepara mutirão para redução da fila do INSS
O intuito do governo Lula é preparar o mutirão para conseguir liberar os benefícios que necessitam de perícia médica feita pelo órgão previdenciário, como, por exemplo, a aposentadoria especial ou auxílio-doença. No mês de janeiro, o levantamento feito, detectou que 562 mil brasileiros estavam esperando na fila do INSS.
Leia em seguida: Pode comemorar: INSS deve pagar até R$ 78 mil em valores atrasados a beneficiários; Confira como receber
Nesse sentido, os mutirões devem iniciar em meados do mês de março, atendendo primeiro a região Nordeste, devido à alta concentração de pedidos. Segundo o ministro da Previdência, Carlos Lupi, há a possibilidade de concentrar diversos peritos para atuarem durante uma semana em diferentes localidades do país, para que se conseguir reduzir a fila de espera.
A meta que o atual governo tem é até o final de 2023, conseguir reduzir o tempo médio de espera para a realização da perícia médica, para o prazo de 45 dias. Lembrando que esse prazo é o definido para São Paulo, devendo atingir outros estados brasileiros. Contudo, no Nordeste, em determinado locais a espera na fila do INSS, varia de três a seis meses, sem prazo previsto em lei.
Leia em seguida: Veja quem deve ficar de fora da lista de pagamentos do 13º salário do INSS em 2023; Confira
“Estamos organizando [o mutirão]. A secretaria que cuida dessa área, da perícia médica, já está trabalhando nisso. Acho que no máximo em março eu começo a executar por região. Por exemplo: o ABC é uma região de São Paulo e durante uma semana vão 50 médicos peritos com toda equipe. Isso limpa a fila e depois já está na normalidade”, disse o ministro.
Leia em seguida: Notícia quente: Aprenda a simular portabilidade de seu consignado
Espera de meses por benefício
A fila do INSS em relação à perícia, abrange as solicitações de acesso aos benefícios previdenciários que dependam de perícia médica para concessão. Desse modo, podemos mencionar o auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), aposentadoria por incapacidade permanente (aposentadoria por invalidez).
Leia em seguida: URGENTE! Como fazer empréstimo com nome sujo! Veja agora!
Mas segundo o ministro Lupi, a fila também é decorrente da pandemia, em que as perícias presenciais foram suspensas. Conforme o levantamento feito pelo IBDP em setembro de 2022, a espera passa de três meses.
No caso do Benefício de Prestação Continuada (BPC) por deficiência, o tempo de espera é de 223 dias, para o auxílio-acidente de qualquer natureza, em torno de 140 dias. E, por exemplo, do auxílio-acidente, invalidez, auxílio-temporário, o tempo é de 122 dias.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!