A partir do momento em que você recebe a primeira aposentadoria, o governo começa a guardar todas as informações sobre o pagamento do seu benefício. Gera dessa forma o extrato de pagamento do INSS.
Por meio desse extrato é que você tem acesso a todos os valores que recebeu, os descontos por conta de empréstimo consignado e outras informações. Confira agora a importância desse documento.
O que é extrato de pagamento do INSS
O extrato de pagamento do INSS é um documento emitido pelo INSS, no qual consta toda a sua vida de benefícios e recolhimentos para este órgão.
Além disso, você também tem acesso ao banco em que são feitos os depósitos do seu benefício. Atualmente você pode verificar o seu extrato pela internet.
Leia mais: Atenção: Estas pessoas poderão se aposentar aos 40 anos de idade?
Para obter acesso ao extrato de pagamento do INSS basta acessar o Meu INSS pelo computador ou pelo aplicativo e solicitar o seu extrato de pagamento do INSS. O pedido é atendido imediatamente.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como funciona o extrato de pagamento do INSS
O extrato de pagamento do INSS funciona como um documento de comprovação das movimentações de valores que são feitas por meio da conta do benefício.
Então, se você está com alguma dúvida sobre os valores recebidos, ou até mesmo sobre as datas, basta fazer essa consulta.
Leia mais: Veja quem deve ficar de fora da lista de pagamentos do 13º salário do INSS em 2023; Confira
Esse documento é, de alguma forma, uma maneira de fazer com que o aposentado ou pensionistas se sintam seguros sobre os seus dados e valores recebidos.
De acordo com essas informações, o segurado que recebe valores que sofrem tributação do Imposto de Renda também pode ter acesso a esses dados.
Extrato de pagamento do INSS para o Imposto de Renda
Dentro das possibilidades relacionadas ao extrato de pagamento do INSS, está o extrato de Imposto de Renda. Principalmente para aposentados e pensionistas que recebem mais de 2 salários mínimos.
Os valores recebidos acima de R$ 2.604 em 2023, serão tributados pelo imposto de renda, e caso você receba valores superiores, então, precisará declarar e prestar contas dos seus recebimentos.
Não deixe de consultar o seu extrato de pagamento do INSS regularmente para saber se todas as informações estão de acordo com os seus recebimentos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Leia Também: Urgente: Saiba o que é e como fazer a perícia médica do INSS
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!