Alguns benefícios do INSS são cumulativos e muitas pessoas não sabem. Por isso, separamos quais valores podem ser recebidos juntamente com outros. Veja qual benefício do INSS você pode receber acumulado com outro e quais os critérios para ganhar.
As questões para solicitar benefícios ficou um pouco mais complexa após a Reforma da Previdência ocorrida no ano de 2019. Por isso, você precisa ficar atento sobre os critérios que cada benefício exige agora e sobre a possibilidade de acúmulo. Confira.
Quais benefícios o segurado pode acumular?
Nem todos os benefícios do INSS são cumulativos. Mas, existem alguns que podem ser recebidos com outro benefício do INSS, desde que cumpridas as regras. Referente a isso, também, existem algumas mudanças que ocorreram após a Reforma, em que alguns benefícios que antes permitiam acúmulo agora não permitem mais. Veja abaixo:
Leia mais: 13º salário pode ser antecipado para aposentados e pensionistas em 2023? Confira
Aposentadoria mais pensão por morte
Antes, era permitido que um benefício do INSS fosse cumulativo ao outro. Ou seja, quem recebe a pensão por morte e iria se aposentar, receberia ambos. Contudo, a Reforma da Previdência de 2019 mudou as regras para o recebimento desses valores.
Agora, os beneficiários devem optar pelo benefício que é o mais vantajoso para eles. Dessa forma, o que for o menos vantajoso será pago de forma proporcional. Então, escolhendo o benefício mais vantajoso, esse será pago com o valor integral.
O cálculo aplicado para pagamento do benefício menos vantajoso funciona da seguinte forma:
- Benefício até um salário mínimo: 100% do valor;
- Entre um e dois salários mínimos: 60% do valor;
- Dois e três salários mínimos: 40% do valor;
- Três e quatro salários mínimos: 20% do valor;
- Acima de quatro salários mínimos: 10% do valor.
Leia mais: 2 Pagamentos para aposentados disponíveis em fevereiro; Saiba mais
Aposentadorias de regimes diferentes
Há a possibilidade de acumular duas aposentadorias de regimes diferentes. Uma pelo Regime Geral de Previdência Social e outra no Regime Próprio de Previdência Social. Por exemplo, se o trabalhador exerce funções no setor privado e público, ele contribui com ambas as previdências. Portanto, pode garantir duas aposentadorias.
Pensões por morte em regimes diferentes
Da mesma forma que a situação anterior, é possível acumular duas pensões por morte desde que sejam de regimes diferentes.
Leia mais: Dinheiro extra: Aposentados vão receber 2 parcelas de R$ 660; Consulte datas
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!