Anualmente, trabalhadores ativos no mercado de trabalho e aposentados do INSS recebem um salário extra no fim do ano. Por acontecer próximo ao natal, esse pagamento também é chamado de abono natalino, e passará por diversas mudanças em 2023.
Confira a seguir o que muda este ano no pagamento desse salário extra e fique ciente de como irá funcionar.
Novo valor a ser pago
Primeiramente, uma novidade no funcionamento do 13º salário do INSS é a mudança nos valores recebidos. Isso porque, no fim de 2022, foi anunciado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro um reajuste no valor do salário mínimo, aumentando em mais de 7% o piso salarial brasileiro. Com isso, o novo valor é de R$ 1302,00 e será pago também para aposentados e pensionistas do INSS que recebem um salário mínimo.
Leia mais: Governo libera Auxílio Estudante 2023: Entenda como receber
Além disso, o INSS passou por um reajuste de 5,93% nos valores pagos a beneficiários que recebem mais de um salário mínimo. Ou seja, todos os segurados recebem um novo valor em 2023, que deve impactar também seus pagamentos do abono natalino.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Mudanças no calendário
Nos últimos anos, devido à pandemia do coronavírus, uma mudança havia ocorrido no calendário de pagamentos do 13º. Assim, para auxiliar brasileiros em crise por todo o país, o Governo federal estipulou o pagamento antecipado de uma das parcelas do abono. Isso fez com que, por três anos consecutivos, aposentados e pensionistas tivessem acesso à metade de seu salário extra durante os primeiros meses do ano.
Leia mais: Homens com esquizofrenia tem direito a benefício do INSS? Veja agora
No entanto, com o novo governo e a volta de Lula à presidência, o calendário de pagamentos deve voltar ao normal em 2023. De acordo com calendário divulgado pelo INSS, os pagamentos acontecerão ambos no segundo semestre, com a primeira parcela sendo depositada entre agosto/fevereiro e a segunda, entre novembro/dezembro.
Quem deve receber o 13º do INSS
Como de costume, todos os beneficiários do INSS possuem direito ao pagamento do 13º salário. Isso inclui aposentados por idade, contribuição ou invalidez e pessoas que recebem benefícios como auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte ou salário-maternidade.
Leia mais: Grande novidade! Pare hoje de pagar seus empréstimos se estiver dessa forma: Confira
Além disso, também será mantida a exceção para pessoas cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC), que abrange pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social.
Você deve se manter atento às mudanças no funcionamento do 13º salário do INSS em 2023 para garantir seu pagamento nos próximos meses.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
VEJA também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!