A fila do INSS é um problema que passa de governo para governo. O alto número de atendimentos em espera acaba gerando uma série de prejuízos para quem é aposentado ou está aguardando a liberação de algum benefício previdenciário. Mas o Governo tem uma proposta para resolver esse problema. Confira:
Uma das propostas do novo presidente durante a campanha era a redução da fila do INSS. Agora, há uma proposta para acabar com esse problema com um mutirão. Vale lembrar que vários são os motivos que contribuem para o tamanho da fila do INSS, tais como: espera por resposta de um benefício; por perícia médica; dentre outros.
Governo pretende fazer mutirão para reduzir filas
O Governo pretende implementar um mutirão para reduzir a fila do INSS, com o auxílio de médicos e profissionais do Instituto. A previsão é que o mutirão inicie no mês de março na região Nordeste, onde há mais casos de benefícios em análise.
Uma equipe de 50 médicos peritos irá se concentrar por uma semana em diferentes locais da região, incluindo áreas no interior, para agilizar as análises. Após o mutirão no Nordeste, a equipe segue para outras regiões.
Leia mais: Maravilha: Ótima notícia para aposentados que procuram empréstimos; Saiba mais
Qual o tempo de análise dos pedidos?
Por exemplo, a perícia médica tem um prazo de espera de 45 dias. Contudo, devido às filas, o tempo de espera está variando de três a seis meses. Atualmente, a fila do INSS ultrapassa os 1,8 milhões de pessoas que aguardam diversas solicitações.
Leia mais: 13 salario INSS Adiantado para 6 grupos – Veja lista
Automatização dos serviços pelo aplicativo Meu INSS
Pensando em realizar a redução da fila do INSS, o Ministério da Economia está investindo na automação dos sistemas internos e no aplicativo e plataforma Meu INSS. A plataforma tem o objetivo de proporcionar mais autonomia e melhor controle das informações de seus benefícios pelos próprios cidadãos.
Sendo assim, muitos serviços que estão em análise e ocupando espaço na fila do INSS poderão ser feitos pelo próprio aplicativo. Mas, para isso, é necessária uma adequação e um sistema seguro, a fim de evitar fraudes.
Então, a expectativa é que o Governo consiga reduzir a fila do INSS, pois é um problema recorrente e que traz prejuízo para muitas pessoas, que dependem dos benefícios que aguardam a liberação.
Leia mais: Maravilha: Novas idades mínimas para aposentadorias são anunciadas; Entenda
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!