Quando você solicita seu benefício do INSS, corre o risco de receber uma resposta negativa. Há diversos motivos pelos quais o INSS pode negar sua solicitação, mas você pode pedir que o órgão reconsidere a sua decisão, através de um recurso.
Saiba abaixo como recorrer a uma decisão do INSS e como isso pode ser vantajoso para você.
Como funciona a solicitação de benefícios do INSS
O processo de solicitar o seu benefício do INSS pode gerar muitas dúvidas. Isso porque, caso seja feito com algum erro, seu benefício pode ser negado. Portanto, você deve estar atento(a) às instruções quando você inicia seu cadastro no Meu INSS.
Leia mais: Confira: Veja se seu 13º salário será antecipado em 2023; Abono será pago a todos?
Para alguns auxílios, o INSS exige perícias médicas, para confirmar o estado de saúde do solicitante. Fique atento(a) à necessidade do exame para seu benefício e agende com antecedência. Outro fator importante é quais são os critérios para concessão de cada auxílio, pois é importante que você tenha certeza que se qualifica para o pagamento e não acabe sendo recusado.
Além disso, você deve conferir seus dados cadastrais, pois irregularidades podem levar a suspensão do seu benefício mais tarde.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
E se INSS negar meu benefício?
Ao fim do processo de solicitação, você deve aguardar a resposta do INSS. Caso o resultado seja negativo, você consegue entrar com um recurso contra a decisão, para pedir que reavaliem seu pedido. Essa é uma etapa importante que você também deve seguir com cautela.
Leia mais: Atenção: Veja como solicitar empréstimo com cadastro no BPC; Confira passo a passo
Após o resultado, você terá 30 dias para recorrer. O Conselho de Recursos da Previdência Social avalia esses pedidos. Para o processo, você deve garantir que entenda o motivo pelo qual seu benefício foi negado, para que não cometa erros e entenda quais são suas chances de conseguir uma resposta positiva após recorrer.
Como faço para recorrer à decisão?
Caso você tenha dúvidas sobre o motivo do seu pedido ter sido negado, ou gostaria de avaliar se o recurso pode ser uma opção ou não, você pode ligar para o número 135 e obter informações diretamente com o INSS. Em seguida, você deverá redigir um documento escrito argumentando contra a decisão da entidade e explicando porque você deve ganhar o benefício.
Leia mais: Confira todos os detalhes sobre a carta de concessão do INSS; Você sabe o que é?
Lembre-se que os motivos devem ser válidos e encaixarem na lista de critérios para o benefício em questão. O recurso será considerado e poderá ser acompanhado pelo site do governo, onde você terá uma resposta final.
Também é importante você saber que não é possível entrar com recurso e uma ação judicial, contra o mesmo processo, ao mesmo tempo.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!