O INSS confirmou o adiantamento de benefícios para quem reside em 6 municípios de São Paulo e foram atingidos pelas chuvas que causaram calamidade pública. Confira como vai acontecer o pagamento em seguida:
De acordo com o Instituto, a antecipação deve beneficiar cerca de 100 mil pessoas. De acordo com o Governo Federal, em um primeiro momento, as famílias que terão direito aos valores de antecipação do INSS referente às chuvas são as que residem nos municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, Bertioga e Guarujá.
O volume de chuva nesses locais registrou recorde e ocasionou deslizamentos de terra e deixou muitas famílias desabrigadas, além de mortos, feridos e desaparecidos. As estimativas apontam um pagamento do INSS que soma cerca de R$ 220 milhões para as famílias beneficiadas. Os valores podem começar a ser resgatados no mês de março. Entenda como:
Como funciona o pagamento antecipado do INSS em SP
Os beneficiários do INSS que quiserem solicitar a antecipação de seu benefício devem demonstrar interesse junto à instituição bancária onde recebem os valores. O período para pedirem o valor antecipado é do dia 17 de março até 20 de março.
O pagamento do valor antecipado do INSS entrará na conta a partir do dia 27 de março. As famílias pagarão a antecipação a partir do terceiro mês de liberação, em 36 parcelas sem acréscimo de juros.
Ainda não há a informação de como vai acontecer esse pagamento do INSS. Ou seja, não se sabe se o depósito ocorrerá junto com o benefício mensal, se a liberação será apenas presencial ou se haverá uma plataforma específica para tal. O Governo Federal informou a publicação de uma portaria definindo essas questões.
Leia mais: Urgente: Confira o novo salário do INSS após novo aumento; Mudança já tem data para acontecer?
Leia mais: Maravilha: Novos valores para salário do INSS divulgados agora; Veja a tabela
FGTS também será antecipado
O Governo Federal também anunciou a antecipação do FGTS- Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. A Caixa Econômica Federal pode liberar o valor de até R$ 6.220 para quem solicitar a antecipação dessa modalidade de saque FGTS por calamidade. Sendo assim, poderá sacar quem tem saldo disponível no fundo, e não teve benefício por esse motivo nos últimos doze meses.
Leia mais: Como ver meu extrato de pagamento do INSS?
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!