Você sabia que vários brasileiros podem fazer a portabilidade do empréstimo consignado, mas não conhecem? Então vem ver como funciona esse processo e quando vale a pena fazer a portabilidade de crédito!
O que é portabilidade do empréstimo consignado?
A portabilidade do empréstimo consignado uma opção para quem paga uma parcela muito grande do empréstimo e não consegue mantê-lo assim por um longo período de tempo.
Nesse sentido, ao realizar a portabilidade, você garante que terá uma nova e melhor condição de pagamento, juros e prazos para quitar esse valor devido.
Leia em seguida: Entenda Tudo Sobre O Projeto Do Lula De Perdoar Suas Dívidas Em 2023; Veja Como Participar
A portabilidade de folha de pagamento, assim como as demais, é uma oportunidade do contratante trocar sua operação de crédito entre bancos ou instituições financeiras.
A partir de agora, pensionistas e aposentados poderão ter melhores opções de pagamento: poderão alterar suas regras de crédito.
As regras de portabilidade de crédito estão em vigor desde 2013, quando o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciou esta nova operação.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
À época o principal objetivo do governo Federal era estimular a concorrência entre as instituições de crédito e, com isso, reduzir as taxas de juros e o custo Efetivo Total (CET).
Como funciona a portabilidade do empréstimo consignado?
A portabilidade do empréstimo consignado é apenas uma compra do empréstimo que você não consegue quitar e por isso o banco pagador quita sua dívida e te oferece um novo empréstimo.
Este novo empréstimo vem com diferentes condições mais acessíveis em termos de valor da fatura, percentual de juros ou até prazo de pagamento.
Leia em seguida: Benefícios Liberados Para Idosos Garantem Isenção Em Diversos Serviços; Veja Agora
A partir daí, ao contratar a portabilidade, sua dívida com o antigo banco deixa de existir, restando apenas este novo crédito em melhores condições de pagamento.
Quando há melhores condições, como taxas de juros mais baixas ou ainda o custo total real (CET) é menor que o primeiro contrato também. A qualidade (continuidade) da prestação de serviços é melhorada.
Leia em seguida: Aposentadoria Do INSS Poderá Ter Novo Aumento Em 2023; Entenda
Quem pode fazer portabilidade do empréstimo consignado?
Conforme mencionado anteriormente, a portabilidade do crédito consignado é uma opção legalmente garantida para os consumidores. No entanto, esse fato pode levar você a crer que nenhuma instituição financeira pode negar a portabilidade do desconto em folha. No entanto, esta conclusão é incorreta.
A melhor resposta para a pergunta é: depende. Afinal, estamos falando de diferentes agentes: credores e licitantes com diferentes diretrizes, regras e regulamentos.
Leia em seguida: Urgente: Novas Regras Liberam Aposentados Da Prova De Vida; Confira
A instituição credora é obrigada a fornecer todas as informações relacionadas ao negócio de crédito solicitadas pelo cliente como DED (Demonstração de Evolução da dívida), inclusive informações relativas à portabilidade, no prazo de um dia útil. A portabilidade da folha de pagamento não pode ser negada caso o cliente opte por esta solução.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.