Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem novidades no empréstimo consignado! Confira a seguir qual a novidade e as possíveis mudanças a seguir!
Como funciona o empréstimo consignado do INSS?
Atualmente, o valor da linha de crédito consignado para pensionistas e aposentados, ou seja, o valor do benefício que pode ser incorrido no empréstimo, é de 45% – 35% para empréstimo consignado, 5% para despesas e saques de cartões de crédito, 5% para gastos no cartão de benefícios.
Leia em seguida: Entenda Tudo Sobre O Projeto Do Lula De Perdoar Suas Dívidas Em 2023; Veja Como Participar
O prazo máximo de pagamento do empréstimo consignado é de 84 meses (7 anos). Para os contratantes do INSS, o teto de juros para empréstimos consignados é o mesmo do ano passado: 2,14% ao mês para empréstimos pessoais, 3,06% para operações com cartão de crédito salarial. Portanto, os bancos não podem ultrapassar esse limite de taxa.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quais as mudanças do empréstimo consignado do INSS?
Segundo o INSS, foi publicada em novembro do ano passado uma instrução normativa que já obrigava os bancos a introduzir ou utilizar o sistema biométrico na celebração de contratos de empréstimo consignado para pensionistas e aposentados.
O documento afirmava que isso deveria ser feito antes de janeiro. Porém, nesta segunda-feira (13), foi publicada uma nova portaria normativa prorrogando esse prazo por mais dois meses, ou seja, abril.
Leia em seguida: Benefícios Liberados Para Idosos Garantem Isenção Em Diversos Serviços; Veja Agora
As regras anunciadas nesta semana também ampliam o escopo dos sistemas de identificação admissíveis para a execução de contratos. Os bancos podem usar seus próprios sistemas de identificação biométrica, desde que correspondam aos parâmetros estabelecidos pelo governo.
Instituições que já cumprem os parâmetros de novembro até agora podem e devem usar a biometria em seus contratos de folha de pagamento, informa o INSS. O objetivo é garantir maior segurança ao segurado.
Leia em seguida: Aposentadoria Do INSS Poderá Ter Novo Aumento Em 2023; Entenda
Bancos que não cumprirem as regras serão inabilitados e não poderão remunerar salários aos segurados, alerta o INSS.
Como funciona a contratação do empréstimo consignado do INSS por biometria?
De acordo com as regras do INSS, os dados biométricos serão usados para subscrever contratos de empréstimo consignado à distância.
No entanto, ao se candidatar a uma vaga de emprego, o segurado deverá apresentar, além do número do CPF, um documento de identificação com foto.
Leia em seguida: Urgente: Novas Regras Liberam Aposentados Da Prova De Vida; Confira
A alteração também dá às seguradoras a oportunidade de obter empréstimos diretamente de instituições financeiros ou por meio dos canais eletrônicos das instituições financeiros.
A instrução normativa veda a celebração do contrato por meio de conversa telefônica ou gravação de voz do segurado.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.