Caixa nega programa de Lula para perdoar dívidas de consignado em 2023. Todas as últimas informações você encontra aqui:
A contratação de consignado pelos participantes do Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil), foi uma questão muito criticada antes mesmo da liberação do crédito. O principal motivo esteve relacionado ao alto risco de envidamento, pois os beneficiários atendidos pelo programa, são aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Nesse sentido, o intuito do presidente Lula, seria perdoar as dívidas dos consigandos desse grupo, mas a Caixa Econômica Federal, um dos bancos autorizados a oferecer ao crédito, se demonstrou resiste.
Continue acompanhando e confira em seguida mais informações!
Caixa se opõe ao perdão de dívidas de consignados prometido por Lula
Em recente anúncio, a Caixa Econômica Federal, informou que vai deixar de trabalhar com a oferta de consignados para beneficiários do Bolsa Família. Além diso, afirmou que não deve conceder qualquer perdão para os endividados, conforme Lula havia prometido.
Leia em seguida: Urgente: Justiça Determina Pagamento De Mais De R$ 1 Bilhão Para Brasileiros; Confira
Nesse sentido, durante entrevista cedida, a presidente da instituição bancária, Rita Serrano, comunicou que caso seja cedida a anistia, os recursos da União serão usados no processo. Confira:
“A Caixa informa que oes estudos técnicos sobre o Consignado do Auxílio foram concluídos e que o banco decidiu retirar o produto de seu portifólio. A linha de crédito estava suspensa desde o dia 12 de janeiro para revisão, informou a insituição através de nota.
Leia em seguida: Três Pagamentos Para Aposentados No Mesmo Mês? Saiba Se É Possível
A nota destaca ainda que:
“O pagamento das prestações continua sendo realziado de forma automática, por meio do desconto no benefício, diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.”
Leia em seguida: Maravilha: Veja Se Você Está Em Um Dos 6 Grupos Que Vai Receber 13º Salário Adiantado
Em entrevista para o Jornal Valor Econômico, a presidente, enfatizou que não há recusos para que ocorra o perdão das dívidas dos consignados para esse público. Lembrando que Lula tinha o intuito de conceder anistia para ele. De acordo com dados do Banco Central, a Caixa Econômica, emprestou em torno de R$ 8 bilhões em consignados durante 2022.
Vale destacar que, a hipótese de perdão da dívidas dos consignados, surgiu logo no início do governo Lula. Após membros do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, indicarem que poderia ocorrer a anistia. Mas desde que, Rita, assumiu como presidente da Caixa, essa pretensão ficou menos provável, sendo ela, contra a ideia.
Leia em seguida: Idosos Com Mais De 60 Anos Podem Usufruir De Serviços Gratuitos E Poupar Muito Dinheiro; Confira
Mudanças no consignado
Através da publicação da uma portaria do Ministério, o consigando continua sendo oferecido para os participantes do Bolsa Família. Mas com a Caixa deixando de fazer a oferta, se torna cessário esperar o que os outros bancos devem decidir. lembrando que cerca de 11 instituições podem fazer a oferta da linha de crédito no momento.
Podendo com a recua da Caixa, outros bancos grandes, tirarem de seus portifólios a linha de crédito. Lembrando que insituições, por exemplo, com o Banco do Brasil, Santande, Bradesco e Itaú, se pronunciaram contra essa possibilidade de oferta de crédito.
Leia em seguida: Saiba Quem Pode Se Aposentar Aos 50 Anos Pelo INSS; Consulte
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também: NOVO CALENDÁRIO + 13 salário
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!