Há mais de 2 anos a fila do INSS não para de crescer e já chega a quase 2 milhões de pessoas. Entenda agora os motivos para o tamanho da fila e como o governo poderá resolver essa situação para os solicitantes.
Quem espera na fila do INSS?
São quase 2 milhões de pessoas na fila do INSS esperando por uma resposta da instituição do governo federal, que se manteve ineficiente desde a reforma da previdência.
Os números são alarmantes, pois aproximadamente 1,231 milhão conseguiram solicitar o benefício, mas ainda não obtiveram retorno, e cerca de 576,4 mil ainda aguardam perícia médica.
Leia mais: Salários do INSS terão novo aumento; Confira novos valores
Essas pessoas geralmente fazem a solicitação de benefícios como BPC, ou seja, idoso com mais de 65 anos e com algum tipo de deficiência.
Outras pessoas deram entrada no benefício de auxílio-doença por motivo de trabalho e não obtiveram retorno ainda, e continuam trabalhando sob essas circunstâncias.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Causas da fila do INSS
Uma das principais causas para a fila do INSS foi o mau funcionamento do aplicativo Meu INSS, seja pelo excesso de usuários ou por falhas de conexão da internet.
Leia mais: Guia completo para receber seu 13º salário do INSS este ano; Confira
Outro motivo foram as mudanças ocorridas com a Reforma da Previdência e a não adequação de muitas pessoas ao novo regime de solicitação do benefício.
Além disso, a instituição alega não ter pessoal suficiente para a realização das perícias e o antigo governo não tinha orçamento suficiente para realizar os pagamentos.
Qual é o prazo de normalização do INSS?
Visando a regularização da situação dos milhões de pessoas que aguardam resposta na fila do INSS, foram realizados mutirões e a fila está diminuindo aos poucos.
A fila já está por volta de 1,8 milhão de pessoas, e a tendência é que ela diminua cada vez mais, com as medidas que estão sendo tomadas pela instituição.
Leia mais: Você sabe usar o Meu INSS?; Confira como acessar as funções do portal
A maioria das pessoas que esperam o benefício, encontram-se em situação de vulnerabilidade social e precisam urgentemente de uma resposta.
Há uma expectativa de um mutirão promovido pelo INSS para a redução das filas e a regularização de muitos benefícios. Em média, à pessoa deverá esperar até 45 dias para obter uma resposta.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!