No momento muitas pessoas estão se perguntando como conseguir receber o pagamento extra do INSS! Esse pagamento extra consiste na devolução em cota única das contribuições que foram feitas para o INSS pelo cidadão que permaneceu em atividade após ter se aposentado.
Vale pontuar que esses valores tem como data limite 15/04/1994, que é a véspera da publicação da lei 8.870, que extinguiu este benefício para os aposentados por idade e tempo de contribuição.
O atendimento deste serviço vai ser feito a distância, assim, não é necessário o comparecimento presencial nas unidades do INSS, a não ser quando solicitado para eventual comprovação.
Entenda mais informações sobre como funciona o pagamento extra do INSS agora em 2023 no artigo em seguida!
Quem tem direito ao pagamento extra do INSS?
Aqueles que se aposentaram por idade ou por tempo de contribuição antes de 15/04/1994 (véspera da publicação da Lei 8.870/1994) e que tenham voltado a trabalhar e a contribuir para o INSS tem direito a receber esse pagamento.
No caso desses trabalhadores, só vão ser devolvidos os valores que foram contribuídos até 15/04/1994, desde que não tenham sido usados para contagem e recebimento da aposentadoria;
Enquanto isso, no caso daqueles que se aposentaram por invalidez e voltaram a trabalhar e a contribuir para o INSS ou falecido por acidente de trabalho até 20/11/1995 (véspera da publicação da Lei 9.129/1995).Para esses trabalhadores vão ser devolvidas as contribuições feitas até 20/11/1995, desde que não tenham sido utilizadas para aposentadoria ou pensão por morte.
Confira o passo a passo de como receber o pagamento extra do INSS!
Entenda como funciona para fazer o pedido do pagamento extra do INSS em seguida:
- Entre no portal do Meu INSS
- Faça login no sistema, escolha a opção Agendamentos/Requerimentos.
- Vá em “novo requerimento”, “atualizar”, atualize os dados que achar pertinentes, e clique em “avançar”.
- Em seguida digite no campo “pesquisar” a palavra “pecúlio” e selecione o serviço desejado.
- O segurado vai ser previamente comunicado nos casos em que for indispensável o atendimento presencial para comprovar alguma informação.
- Acompanhe o andamento pelo Meu INSS, na opção Agendamentos/Requerimentos.
Quais documentos são necessários?
Confira em seguida como quais são os documentos necessários para esse procedimento:
- A procuração ou termo de representação legal, documento de identificação com foto e CPF do procurador ou representante, se houver;
- Documentos referentes às relações previdenciárias (exemplo: Relação de salários de contribuição emitida pelo empregador, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), carnês, etc.); e
- Outros documentos que o cidadão queira adicionar (exemplo: simulação de tempo de contribuição, petições, etc.)
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!