Os beneficiários do crédito consignado podem acabar entrando em um empréstimo com juros abusivos e se arrepender de ter tomado o crédito. Mas, saiba que você pode fazer a portabilidade do seu consignado e reduzir os juros.
Desse modo, os clientes dos bancos que possuem empréstimo consignado podem transferir sua dívida de uma instituição financeira para outra. A modalidade está disponível desde 2013. Entenda como fazer a portabilidade do seu consignado.
O que é o crédito consignado?
O crédito consignado é uma espécie de crédito pessoal, mas que o seu pagamento é descontado diretamente da renda mensal do beneficiário.
Desse modo, o empréstimo consignado possui uma das menores taxas de juros aplicadas no mercado. Não podendo à taxa de juros mensal ser maior que 2,14%.
Nestes casos, para as pessoas que precisam de crédito para aumentar sua renda, pagar dívidas, entre outros, compensa o empréstimo consignado, devido à baixa taxa de juros aplicada.
Quem tem direito ao crédito consignado?
O crédito consignado é direito dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), participantes do benefício de Prestação Continuada (BPC)e servidores públicos.
Os aposentados e pensionistas podem comprometer até 45% de sua renda mensal com o crédito consignado, sendo que 35% poderá ser comprometido com o empréstimo consignado, 5% com a utilização do cartão de crédito e 5% com a utilização do cartão.
Os servidores públicos podem comprometer até 40% de sua renda com o crédito consignado, sendo que 35% deverá ser utilizado apenas com o empréstimo consignado e os outros 5% com o cartão de crédito consignado.
Confira as Regras da portabilidade do empréstimo consignado
A Resolução nº 4.292, de 20 de dezembro de 2013, do Banco Central é que regulamenta as regras da portabilidade do consignado. Veja quais são as regras:
- A portabilidade do empréstimo consignado deverá ser feito de forma eletrônica
- A instituição financeira que oferecer a portabilidade não poderá oferecer um prazo para pagamento ou valores maiores do que o do empréstimo original. Por outro lado, se o cliente concordar que o valor dar parcelas e os prazos sejam superiores será possível fazer a portabilidade
- O contrato de portabilidade deverá informar o valor das parcelas, o valor das taxais mensais e o Custo Efetivo Total (CET) que é o valor de juros e encargos que somam o contrato
- De acordo com a resolução do Banco Central, o contratante poderá optar pela portabilidade do contrato para outra instituição financeira sem que haja cobrança de taxa,
Quem pode fazer a portabilidade do empréstimo consignado?
Todas as pessoas que possuem empréstimo consignado possuem o direito de fazer a transferência da dívida. Sendo que a transferência pode ser para outra instituição para reduzir o valor das parcelas do empréstimo, entre outras opções.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também as últimas notícias sobre os empréstimos consignados do INSS:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.