A princípio, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou que já está disponível para consulta o informe de rendimento do INSS para declaração no IR.
Em primeiro lugar, o extrato de pagamentos, serve como informe de rendimentos que é fornecido anualmente pelo instituto para auxiliar os segurados na declaração de imposto de renda, quanto aos valores recebidos no último ano.
O documento já está disponível, e você pode ver a seguir como realizar a consulta e pegar o seu informe para declaração no IR.
Como fazer a consulta do informe de rendimentos do INSS
Assim como foi dito anteriormente, informe de rendimentos do INSS já está disponível para consulta e pode ser acessado através do portal “Meu INSS” pelo site ou aplicativo. Sendo assim, o cidadão que irá realizar a declaração do IR este ano, não precisa sair de casa para pegar o extrato de rendimentos.
A princípio, para acessar o seu, basta seguir o passo a passo a seguir:
- Para consultar o informe de rendimentos do INSS de 2023, basta acessar o portal “Meu INSS” e selecionar “Entrar com gov.br”;
- Em seguida, informe seu CPF e clique no botão escrito “Continuar”;
- Logo após a inserção do CPF, preencha a sua senha e clique em “Entrar”;
- Logo em seguida, na página inicial do portal Meu INSS, procure pela seção “Outros Serviços” e clique no botão escrito “Ver mais”;
- Após, é só selecionar a seção “Extrato do Imposto de Renda” para consultar o informe de rendimentos do INSS do último ano.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Prazo para declaração do IR
Em primeiro lugar, foi ampliado o número de dias para declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física neste ano de 2023. Agora o prazo é até 31 de maio!
Antigamente o limite de tempo era até 30 de abril para ser feita a declaração, todavia, com a extensão no número de dias, os contribuintes vão poder apresentar com calma a sua documentação a partir de 15 de março até o final de maio.
Leia mais: Notícia boa: Lula vai aumentar mais uma vez o salário mínimo em 2023; Saiba mais
A Receita Federal ainda afirma que o acréscimo de dias é para facilitar o acesso dos contribuintes à declaração pré-preenchida. A nova modalidade foi implementada já algum tempo, mas conta com baixo uso. A mesma ainda possui informações como rendimentos, deduções e bens preenchidos automaticamente, para facilitar o contribuinte.
No entanto, para que esses dados sejam preenchidos automaticamente, o governo explicou que precisa receber das empresas e prestadores de serviços essas informações.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!