O 13 salário inss vem gerando grande expectativa nos aposentados e pensionistas brasileiros nos últimos meses. Afinal de contas, esse dinheiro extra é sempre um importante meio de reforçar o caixa e pagar as determinadas contas no dia a dia.
No entanto, os beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) ainda não sabem se vão contar com o adiantamento desse benefício ainda no primeiro semestre. Caso isso não aconteça, vai mesmo ficar para o segundo semestre, quando vão receber, normalmente, as duas parcelas do 13 salário INSS.
Normalmente, o pagamento do 13 salário INSS acontece em duas parcelas. Assim, os aposentados e pensionistas da previdência social recebem em partes iguais, de 50%, e o valor é sempre equivalente ao salário que ganham do INSS.
Quando chega o adiantamento do 13 salário INSS?

CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Agora, também é importante lembrar que ainda não há nenhuma garantia de que o 13 salário inss vai ter adiantamento para o primeiro semestre deste ano. Isso porque se trata de um caso que surgiu no auge da pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2022.
Veja em seguida: PROVA DE VIDA INSS: Quem vai precisar fazer em MARÇO de 2023? Confira
Desta maneira, o 13 salário inss se tornou uma importante ferramenta para minimizar o impacto da crise financeira no mundo. Na oportunidade, o governo adiantou a primeira parte do valor para o primeiro semestre, entre março e abril.
Portanto, funcionou durante esses três anos, enquanto a segunda parcela do Décimo Terceiro Salário do INSS seguiu normalmente no segundo semestre. Contudo, esse dinheiro passou também a fazer falta no final do ano, durante o período de compras para os aposentados e pensionistas.
Inclusive, por conta desse adiantamento, os políticos cogitaram criar um Décimo Quarto Salário para os aposentados e pensionistas do INSS, ainda em 2020. Mas, ainda tramita no Congresso Nacional, em fase embrionária, e provavelmente nem irá sair do papel.
Veja em seguida: Entenda tudo sobre o Novo Cartão Beneficiário do INSS
O que falta para receber esse adiantamento?
Durante esse início de ano, o governo vem debatendo se vai ou não antecipar o 13 salário INSS para os aposentados e pensionistas. Caso isso aconteça, é um dinheiro que se injetará na economia entre abril e maio.
No entanto, esse adiantamento ainda depende de um decreto do governo federal, que ainda não sinalizou sobre essa possibilidade. Caso isso não aconteça, o pagamento volta normalmente para o segundo semestre.
Desta maneira, quem ganha um salário mínimo vai receber a partir do dia 25 de agosto deste ano. Enquanto isso, quem ganha mais que um salário mínimo, começa a receber no dia 1º de setembro.
Veja em seguida: Saiba como evitar ter seu benefício do INSS negado; Confira passo a passo
Depois, a segunda parcela começar a ser paga a partir de 24 de novembro. Por sua vez, quem ganha mais de um salário mínimo, terá a segunda parcela do 13 salário INSS a partir do dia 1º de dezembro, se encerrando até o dia 7 do último mês do ano.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!