O pagamento do r.p.v. atrasado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) volta a ser pago neste ano para os beneficiários. Desta maneira, a previdência social vai distribuir mais de R$ 1 bilhão para essas pessoas neste primeiro semestre de 2023.
Além de ajudar os aposentados e pensionistas, do INSS, o pagamento do r.p.v. também vai ajudar a própria economia. Afinal de contas, muita gente vai aproveitar para gastar no comércio e isso vai ajudar a melhorar o país e vai ter até mesmo mais emprego.
Naturalmente, que o RPV (Requisição de Pequenos Valores) nem sempre vai ser um valor grande, pois, vai depender do que cada um tem a receber. No entanto, é algo que pode, em determinado momento, fazer certa diferença no dia a dia das pessoas.
Quem vai ter direito ao r.p.v.?
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Agora, não são todos os aposentados e pensionistas que vão ter direito ao r.p.v. Isso porque é um dinheiro vai valer apenas para quem já tinha, por exemplo, uma causa ganha contra o INSS ou tem algum resquício de reajuste feito e que ainda não foi pago.
Desta maneira, o governo vem fazendo diversos processos e vem, gradualmente, liberando esse dinheiro para os aposentados e pensionistas do INSS. Logo, é um valor que também poderá variar de pessoa para pessoa, já que cada um tem um valor diferente a receber pela previdência social.
Veja em seguida: Atenção: Saiba como conseguir empréstimo do INSS com menor taxa de juros; Veja novidades
Na prática, o dinheiro também se refere a revisões de aposentadorias, auxílios doença e também pensões. Segundo dados divulgados pelo governo federal, o total de aposentados e pensionistas com direito ao r.p.v. são cerca de 108 mil, em mais de 57 mil processos diferentes.
Por tanto, é uma minoria dos mais de 30 milhões de beneficiários do INSS que terá direito a receber esse dinheiro. Ainda assim, é uma oportunidade não só de ter um dinheiro extra, inesperado. Mas, também pelo fato de entregar o que é de direito para aquele determinado aposentado e pensionista do INSS.
Quem libera esse valor para os aposentados e pensionistas?
Agora, é importante também lembrar que o r.p.v. é um dinheiro que o CFJ (Conselho Federal de Justiça) liberou para os beneficiários. Contudo, é preciso ter um processo encerrado e ganho para ter acesso aos valores.
Assim, é possível consultar através do site do TRF (Tribunal Regional Federal), que tem quatro varas no país. Neste caso, cada uma delas é responsável por determinados estados. Então, o aposentado e pensionista que tem direito ao RPV, deve procurar o advogado que está cuidando do caso.
Veja em seguida: Entenda tudo sobre o Novo Cartão Beneficiário do INSS
Inclusive, é o próprio advogado quem vai informar, ou deveria informar, o aposentado e o pensionista sobre o valor que vai receber de r.p.v. Assim, o advogado também fica com uma pequena comissão.
Veja em seguida: PROVA DE VIDA INSS: Quem vai precisar fazer em MARÇO de 2023? Confira
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!