Alguns bancos estão antecipando o valor do abono na conta dos beneficiários, que corresponde a R$ 1302 ou mais. Essa antecipação refere-se a um 13 salário para esse público e o valor depende da renda recebida mensalmente. Veja como você pode receber e se é vantajoso contratar.
Antes de mais nada, vamos esclarecer que a antecipação do 13 salário não diz respeito ao pagamento feito pelo Governo Federal. De acordo com o Governo, o valor extra que é de direito dos beneficiários deverá seguir o calendário normal de pagamento. Essa antecipação, da qual a matéria se trata, é uma modalidade de crédito cedida pelos bancos.
Em seguida, você confere quais são as últimas informações sobre o abono extra para os beneficiários e sobre essa nova modalidade. Veja:
13 salário do INSS
O pagamento do 13 salário do INSS é de direito de aposentados, pensionistas, quem recebe auxílio-reclusão, auxílio-acidente, auxílio-doença e salário-maternidade. O valor corresponde a uma renda mensal do beneficiário, pago em duas parcelas de 50% do valor cada.
Então, nenhum beneficiário pode receber menos de R$ 1302 de 13 salário em 2023, que é o piso salarial nacional que rege os valores dos benefícios.
Leia mais: Pode comemorar: Aposentados poderão receber dois pagamentos no mesmo mês; Saiba como
Quando será o pagamento do 13 salário do INSS?
No ano de 2023, os valores vão entrar na conta dos beneficiários nos meses de agosto e novembro. Nos três anos anteriores, o pagamento foi antecipado, feito ainda no primeiro semestre de cada ano. Contudo, esse ano o Governo não demonstrou o interesse em antecipar. Para que isso seja possível, é preciso que haja a assinatura de um decreto pelo presidente.

Antecipação do 13 salário pelos bancos
Os bancos oferecem a antecipação do 13 salário aos beneficiários do INSS. Essa antecipação seria um tipo de empréstimo para esses cidadãos. Sendo assim, após a contratação, quem antecipa precisa fazer a devolução dos valores com acréscimo de juros. O caso é que os juros acabam sendo maiores que as modalidades voltadas a esse público, como os consignados.
Então, antecipar o abono é recomendado apenas em casos emergenciais. Em último caso, é mais vantajoso aguardar o pagamento pelo Governo Federal. Lembrando que, mesmo que o Governo Federal não tenha assinado nenhum decreto, sempre há a possibilidade de antecipar os valores.
Leia mais: INSS: 13º salário dos aposentados será pago com aumento em 2023; Confira
Como receber a antecipação do 13 salário nos bancos?
A solicitação pode ser feita em qualquer época do ano. As normas/regras são estabelecidas pelas próprias instituições financeiras. Já a devolução é feita quando o Governo Federal faz o depósito na conta desses beneficiários. Sendo assim, não poderão contar com os valores ao final do ano.
Além dos beneficiários do INSS, os trabalhadores CLT ou servidores públicos também podem antecipar, dependendo da instituição financeira. Para isso, busque uma instituição financeira/banco que seja de sua confiança para verificar as condições de antecipação.
Leia mais: Ótima notícia: Juros menores do consignado do INSS estão a caminho; Saiba mais
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!