No dia 14 de fevereiro, a cidade de Santo Amaro, a 80 km de Salvador, houve a cerimônia de abertura do Minha Casa Minha Vida.
Na ocasião o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) assinou a medida provisória que cria o programa e ainda comemorou a entrega simultânea de 2.745 residências.
Essas propriedades estão localizadas nos estados da Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Paraná.
Com isso, vários ficaram curiosos se perguntando como podem se beneficiar com o programa habitacional do governo! Saiba a seguir!
Para que serve este programa do governo?
O objetivo principal do Minha Casa Minha Vida é possibilitar que famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social realize o sonho da casa própria.
Leia em seguida: Entenda Tudo Sobre O Projeto Do Lula De Perdoar Suas Dívidas Em 2023; Veja Como Participar
Com isso em mente, uma lista de prioridades populares de financiamento imobiliário está criada. A ideia por trás, que o processo seja mais inclusivo, onde o subtítulo de propriedade concedido preferencialmente às mulheres.
Como funciona o Minha Casa Minha Vida?
Na cidade de Santo Amaro (BA), o Minha Casa Minha Vida inaugurou dois empreendimentos residenciais paralisados desde 2016. No total, foram entregues 684 casas prontas para morar.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
A lei deu início ao retorno do programa criado em 2009, durante o segundo mandato do presidente Lula. Quando Jair Bolsonaro (PL) assumiu ele substituiu este sistema.
Em 2020 foi criada a Casa Verde e Amarela, que substituiu Minha Casa Minha Vida. Acontece que o projeto bolsonarista não ofereceu o mesmo investimento que outros projetos.
Agora, a ideia de lançar o Minha Casa Minha Vida é voltar a atender famílias de baixa renda com subsídios. Isso significa que o governo federal arcará com uma parte do valor do imóvel e o restante terá que ser financiado com juros menores e prestações maiores.
Leia em seguida: Benefícios Liberados Para Idosos Garantem Isenção Em Diversos Serviços; Veja Agora
Quem pode realizar financiamento e compra pelo Minha Casa Minha Vida?
Duas grandes novidades foram anunciadas sobre o retorno do Minha Casa Minha Vida. Assim, a primeira é que a faixa 1, que contempla famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.600, voltará a operar nesse sistema.
A outra é que bens usados podem ser financiados, antes apenas bens novos podiam ser classificados neste programa.
Leia em seguida: Aposentadoria Do INSS Poderá Ter Novo Aumento Em 2023; Entenda
Para acessar taxas de juros especiais e condições de pagamento as famílias devem atender a uma das faixas anunciadas para o programa
A expectativa de Lula que até o final de seu governo, em 2026, 2 milhões de imóveis estejam financiados nas regras do Minha Casa Minha Vida.
Leia em seguida: Urgente: Novas Regras Liberam Aposentados Da Prova De Vida; Confira
Como financiar um imóvel no Minha Casa Minha Vida?
A meta do governo federal que até 50 % das unidades financiadas e subsidiadas destinadas ao público de baixa renda, ou seja, as pessoas incluídas na faixa 1.
Então o valor do o subsídio ou seja, a parte que o governo paga varia, mas fica entre 85 % e 95 % do que é faturado pelo imóvel.
A ideia era construir um conjunto habitacional, conhecido como Minha Casa Minha Vida, que deveria estar perto de comércio, serviços e comodidades da comunidade. Assim, segundo o ministro Jader Filha, ele acredita que serão gerados 1 milhão de empregos diretos e indiretos.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.