Algumas mudanças aconteceram na legislação da Previdência Social em 2023. Uma dessas à prova de vida do INSS que agora fica sob a responsabilidade da instituição.
Confira no artigo de hoje como funciona a prova de vida, quem precisa realizar e como funcionará a partir de agora!
Como funciona a prova de vida do INSS
A prova de vida do INSS é um sistema utilizado pela instituição previdenciária para poder verificar se todos os beneficiários que estão inscritos no cadastro continuam vivos.
Esse procedimento é realizado, pois em certo momento muitos benefícios foram pagos para pessoas que já tinham morrido e isso prejudicou muito os cofres públicos.
Antes a prova de vida acontecia de forma presencial, uma vez por ano, mas com a pandemia da covid-19 e o distanciamento social, esse processo ficou muito difícil de continuar nos moldes antigos.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem precisa fazer prova de vida do INSS
Quem precisa fazer a prova de vida do INSS, são aposentados e pensionistas que estejam recebendo o benefício, seja ele por contribuição ou assistencial.
Em outras palavras, pessoas que sejam beneficiárias de longo prazo, como é o caso de pensão por morte, aposentadorias por tempo de contribuição e também quem recebe Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Leia mais: Aposentados podem receber até R$18mil do INSS; Veja quem tem direito e como receber
A partir de 1º de janeiro de 2023, a prova de vida do INSS sofreu uma alteração no modo como será realizada. Confira como o INSS vai fazer a partir de agora.
Como será a prova de vida do INSS em 2023?
Neste ano de 2023, a responsabilidade da comprovação de vida dos beneficiários do INSS caberá ao próprio órgão. O INSS terá 10 meses para confirmar se a pessoa que recebe benefício está viva ou não.
Após esse período, caso o INSS não consiga confirmar se o beneficiário está vivo, então será dado um prazo de 2 meses, para que a pessoa entre em contato e faça a confirmação que ainda está viva.
Para que haja prova de vida do INSS, o órgão vai poder confirmar por meio de:
- Acesso ao Meu INSS com selo ouro;
- Empréstimo consignado por reconhecimento biométrico;
- Atendimento presencial no INSS;
- Realização de perícia médica;
- Atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS);
- Atualização de Cadastro Único (CadÚnico);
- Emissão ou renovação dos passaportes, carteira de trabalho, carteira de identidade, alistamento militar e carteira de habilitação;
- Confirmação de comparecimento à votação.
Leia mais: INSS libera quase 2 bilhões para pagamentos atrasados. Consulte aqui!
Agora você já sabe como será a prova de vida do INSS a partir de 2023 e para evitar perder seu benefício, não deixe de acompanhar as notificações no aplicativo Meu INSS.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!