Os aposentados do INSS não precisam, neste ano de 2023, se preocupar tanto para realizar a Prova de Vida! Confira agora mais informações:
Em 2022, ocorreu mudanças com a Prova de Vida, por meio de um projeto que acabou começando aos poucos ser executado no ano passado. Desse modo, agora ficou mais fácil para os aposentados do INSS realizaram a Prova de Vida neste ano de 2023.
Veja agora mais informações a respeito desse procedimento de como ficou para este ano aos aposentados e pensionistas do INSS.
O que é a Prova de Vida?
A Prova de Vida, serve como uma ferramenta de corte de gastos para o INSS. Este procedimento serve para os beneficiários comprovarem que ainda estão vivos e devem permanecer desse modo, recebendo o pagamento de seus benefícios.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Caso este procedimento não seja executado, o benefício do INSS acaba sendo cortado, devido o instituto achar que o beneficiário veio falecer. Por causa disso, os beneficiários do INSS deveriam se atentar com as datas que deveriam fazer este procedimento.
Portanto, agora os beneficiários do INSS não precisam se preocupar tanto, devido a partir desse ano de 2023, a Prova de Vida ser de próprio encargo do INSS de realizar. Veja a seguir como ficou agora este procedimento do INSS.
Leia em seguida: Surpresa: Aposentados Têm Novo Aumento De Margem Nos Empréstimos; Assim, Veja Qual É
Prova de Vida do INSS em 2023
Agora quem deve realizar a Prova de Vida do beneficiário do INSS em 2023, seria então o próprio instituto. Para isso, será comprovado este procedimento, o cruzamento de dados de vários setores públicos.
Como por exemplo, se o aposentado votar, o INSS já reconhece como Prova de Vida. Além dessa situação, temos outros atos que o INSS acaba reconhecendo como Prova de Vida, sendo como as seguintes situações abaixo:
Acessando então o aplicativo Meu INSS com o selo ouro (nível máximo de segurança das contas gov.br) ou também, outros aplicativos e sistemas dos órgãos, entidades públicas com certificação e controle de acesso;
- A realização de empréstimo consignado com o reconhecimento biométrico;
- A realização de atendimento presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico nas entidades, ou instituições parceiras;
- Realizar a perícia médica presencialmente ou por telemedicina no sistema público de saúde, ou em rede conveniada;
- No momento que o beneficiário ser vacinado;
- Se cadastrar ou atualizar suas informações em órgãos de trânsito, ou de segurança pública;
- Atualizar então informações no Cadastro Único;
- Votar em eleições;
- Emitir ou renovar passaporte, carteira de motorista, carteira de trabalho, alistamento militar ou quaisquer documentos oficiais que exijam a presença física do titular ou seu reconhecimento biométrico;
- Ser recebido benefício social por reconhecimento biométrico;
- Constar em seu nome na declaração anual do imposto de renda (IR), seja como titular ou dependente.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Caso acabou neste ano de 2023, o INSS não conseguir realizar a Prova de Vida. O INSS deve entrar em contato com o beneficiário para agendar algum horário para enviar a casa do beneficiário um servidor para realizar o procedimento.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!