Alguns segurados do INSS vão ter direito a um acréscimo de até 40% em sua aposentadoria agora em 2023!
Durante a reforma de Previdência do ano de 2019, tivemos uma mudança na maneira de fazer o cálculo dos benefícios de aposentadoria do INSS. Entretanto, alguns beneficiários podem acabar sendo prejudicados com as mudanças.
Entenda mais informações sobre como a revisão da aposentadoria pode garantir um aumento de 40% no benefício agora em 2023!
Quem tem direito a receber o aumento de 40% na aposentadoria?
Os aposentados do INSS que vão poder se beneficiar com o acréscimo de 40% na aposentadoria são aqueles que recebem a aposentadoria por invalidez. Isso porque, de acordo com o Instituto, eles foram os mais afetados por essa nova reforma da previdência de 2019.
Como funciona a aposentadoria por invalidez?
Basicamente a aposentadoria por invalidez é um dos benefícios pagos pelo INSS, direcionados para aqueles que não conseguem exercer suas atividades laborais. Ou seja, alguém que não vai conseguir voltar a trabalhar novamente, que se faz necessário ter esse benefício para conseguir se manter economicamente falando.
Dessa maneira, para conseguir receber o benefício é importante que o segurado passe primeiro por uma perícia médica do órgão. Portanto, somente ter a doença não é uma garantia de que vai receber o benefício, deve ficar comprovado que ele não consegue mais exercer suas atividades laborais.
Leia em seguida: Governo surpreende e anuncia aumento de salário para todos os brasileiros; Saiba mais
Como funciona o cálculo da aposentadoria por invalidez do INSS?
É importante relembrar que antes da nova reforma o cálculo era feito usando o valor integral das contribuições, desconsiderando 20% das menores contribuições do beneficiário, para que a média salarial subisse.
Entretanto, depois da reforma, o cálculo começou a ser feito levando em conta somente 60% das contribuições mais 2% por ano de contribuição. Mas, esses 2% só é considerado depois de 20 anos de trabalho para homens e 15 anos para mulheres, o que acabou reduzindo bem os valores da aposentadoria por invalidez do INSS.
Leia em seguida: Surpresa: INSS libera R$ 1150 extras para aposentados; Saiba mais
Revisão da aposentadoria: Acréscimo de 40%
Por conta desse problema vai ser disponibilizada uma revisão dos benefícios, entretanto, o pedido tem que ser feita por meio da Justiça. Assim, se a ação for aprovada vai ser possível garantir o aumento de até 40% no valor do benefício, com juros corrigidos! Mas, é importante destacar que o cidadão tem um prazo de até 10 anos para fazer o pedido da revisão!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!