O dinheiro esquecido pode ser resgatado pelo Sistema de Valores a Receber (SVR). Afinal, o Banco Central confirmou a reabertura da plataforma. O SVR permite realizar o resgate de valores em bancos, bem como em outras instituições financeiras.
Em sua nova versão, o sistema permite que o usuário selecione uma de suas chaves Pix, e solicite o resgate do valor diretamente via SVR. Uma agilidade maior para o dinheiro cair em conta.
Além disso, o sistema de resgate de dinheiro esquecido também traz outras novidades, como consulta a valores de pessoas falecidas e uma sala de espera virtual. Confira, a seguir, as principais alterações.
Mudanças para resgatar o dinheiro esquecido
O Sistema Valores a Receber, do Banco Central, foi reaberto com novidades. Portanto, além do módulo de consulta de dinheiro esquecido da pessoa falecida e a sala de espera virtual, o sistema também conta com outras mudanças.
Agora, o SVR disponibiliza todos os tipos de valores previstos na norma, o que amplia a possibilidade de recebimento. Além disso, atualmente o sistema também conta com um botão para imprimir, salvar e compartilhar as telas e os protocolos de solicitação, inclusive via WhatsApp. Portanto, facilita o acesso e a segurança das informações do sistema.
Leia mais: Veja como conquistar 3 novos benefícios para quem tem mais de 60 anos; Saiba mais
Além disso, ficam disponíveis informações sobre contas conjuntas solidárias. Sendo assim, caso um dos titulares da conta solicite dinheiro esquecido no SVR, o outro conseguirá ver as informações da solicitação, incluindo o valor, data e CPF do solicitante.
De acordo com o Banco Central, a sala de espera virtual funcionará de forma semelhante à compra de ingressos. Portanto, quando muitas pessoas efetuarem o acesso ao sistema, uma fila será criada, para que não trave. Isso substitui os agendamentos, que eram utilizados no passado.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Veja como realizar a consulta dos valores
A consulta para saber se possui algum dinheiro esquecido é feita pelo site valoresareceber.bcb.gov.br. Mas, para isso, as pessoas físicas devem informar o CPF e a data de nascimento para realizar a consulta.
Todavia, para o caso de pessoas falecidas, os dados a serem informados são os mesmos. No entanto, o resgate deve ser feito pelo herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.
No entanto, as empresas também têm direito a consultar e receber dinheiro esquecido. Para isso, deve informar o CNPJ e a data de abertura.
Além disso, para resgatar o dinheiro esquecido, deve-se acessar o SVR (Sistema de Valores a Receber), o login precisa ser feito através da conta gov.br, sendo que para valores de pessoa jurídica a conta deve ter o CNPJ vinculado.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!