O meu saque aniversario não caiu e, agora, o que fazer? O fato é que muita gente conta com esse dinheiro e espera receber dentro do período determinado.
Até porque muitos contam com esse dinheiro para pagar contas ou fazer algum outro investimento no dia a dia. No entanto, se vejo que meu saque aniversário não caiu, já gera uma certa preocupação, natural.
Contudo, nem sempre isso é motivo para desespero. Afinal de contas, são diversos os motivos que podem fazer com que o saque aniversário não tenha caído na conta do cidadão, que espera por aquilo.
Por que o meu saque aniversário não caiu na conta?
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Agora, também vale lembrar que o saque aniversario do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) surgiu em 2019, no final de novembro. E isso se tornou uma modalidade para muitos trabalhadores, que passaram a ter acesso a um dinheiro que, normalmente, não teria.
Veja em seguida: Aposentados do INSS devem fazer a Prova de Vida em 2023? Veja agora
Isso porque o FGTS é um fundo criado para se comprar imóveis e também para pegar quando se aposentar. Até por conta disso, o nome é Fundo de Garantia, mas houve essa mudança.
Assim, o trabalhador por optar por querer retirar uma determinada quantia todo ano, no período do aniversário. E esse valor também varia de acordo com o quanto a pessoa tem guardado no FGTS, caindo automaticamente.
Caso tenha conta na Caixa Econômica Federal, a transferência já é automática. No entanto, se tem conta em outro banco, vai precisar avisar a Caixa para onde vai aquele dinheiro.
Além disso, para optar pelo saque-aniversário, o trabalhador precisa entrar no aplicativo ‘FGTS’ e pedir para receber. No entanto, se não quiser optar pelo serviço, também pode escolher não sacar.
Até porque, para muitas pessoas, a opção do saque aniversário não é vantajosa. Isso porque tem gente que aproveita os recursos para comprar imóvel ou se aposentar com mais tranquilidade.
O que fazer se o dinheiro não chega?
Mas, se a pessoa optou pelo saque aniversário, o dinheiro tem que chegar na conta em determinado momento. Caso contrário, deverá procurar a Caixa Econômica Federal para resolver.
Veja em seguida: Notícia quente: R$ 1150 extras para aposentados liberados pelo INSS; Veja como sacar
Normalmente, o que acontece é inconsistência de dados e também dados desatualizados. Outra situação é para quem tem conta conjunta com outra pessoa.
Isso porque o saque aniversário do FGTS precisa de uma conta individual, de acordo com a legislação. No entanto, se não conseguir mesmo resolver, deve buscar o banco.
Mas, o que também é importante ressaltar é que o saque aniversário limita o trabalhador. Por exemplo, se optar por esse recurso e for demitido sem justa causa, não poderá depois sacar o FGTS por até dois anos.
Então, quem opta pelo saque aniversário, deve ficar atento a esse problema. Por que, depois, não poderá ter como reclamar para alguém.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!