Grande novidade! Voltou a funcionar o site valoresareceber.bcb.gov.br do Banco Central (BC) para consulta de valores esquecidos em bancos! Depois de quase um ano de paralisação, é possível fazer novamente a pesquisa e descobrir se você tem valores disponíveis para saque em alguma instituição financeira. Veja como sacar valores a receber a seguir.
Valores a receber disponível para saque
Primeiramente, o cidadão vai poder voltar a consultar no site do Banco Central se tem valores a receber. A devolução dos valores está acontecendo desde o dia 7 de março, ou seja, se você ainda não fez a consulta, a hora é agora!
Leia mais: Calendário do Bolsa Família 2023: Veja quando receber o valor em março
A segunda fase está contando com um valor de R$6 bilhões para serem devolvidos a 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas. Ainda que você já tenha resgatado valores na primeira fase, vale a pena realizar a consulta novamente e descobrir se ainda restam valores lá no seu CPF ou CNPJ.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Novidades no Sistema de Valores a Receber
Com a paralisação dos servidores do Banco Central no ano de 2022, o cronograma de desenvolvimento de melhorias do sistema acabou sendo muito prejudicado. Todavia, este ano o Sistema de Valores a Receber vai contar com importantes novidades, são elas:
Leia mais: Urgente! R$ 6 bilhões serão entregues aos brasileiros; Veja como consultar
- Será incluído todos os tipos de valores a receber previstos na norma do SVR, aumentando, desta maneira, o valor a receber.
- A possibilidade de compartilhar impressões de telas e protocolos de solicitação do SVR, para facilitar o acesso e guarda das informações.
- Uma sala de espera virtual foi incluída para manter o SVR aberto por prazo indeterminado, sem a necessidade de agendamento.
- A possibilidade de consultar valores a receber de pessoa falecida, com acesso como herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal, informando apenas os dados de contato da instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.
- Aumento na transparência para pessoas que têm conta conjunta. Ou seja, quando um dos titulares solicitar o valor, o outro poderá ver as informações de quem solicitou.
Essas modificações foram feitas com o objetivo de aumentar a segurança, facilidade de uso e conforto das pessoas, principalmente para aqueles que preferem acessar o sistema pelo celular.
Veja como sacar valores a receber
- Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
- Faça login com o seu CPF e data de nascimento ou CNPJ e data de abertura da empresa;
- Guarde bem a data que vai aparecer para você;
- Após, volte apenas na data que o sistema informou e realize novamente o login para consultar e sacar valores;
- Caso tenha perdido a data será preciso gerar uma nova, para isso basta entrar novamente no sistema em qualquer dia para gerar uma nova.
Leia mais: Maravilha: Governo vai decidir sobre antecipação do 13º salário
Caso você não tenha login e senha, vai ser preciso realizar um cadastro no sistema. Para realizar é fácil, basta ficar atento ao que está sendo pedido no site ou app do sistema em cada etapa. No entanto, é preciso que você tenha um cadastro de nível prata ou ouro no Gov.br para realizar o cadastro e solicitar os valores.
Caso você não tenha, procure subir de nível o quanto antes, e não se preocupe com os seus valores a receber, eles são de direito seu e ficarão guardados pelo tempo que for necessário.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!