O Governo Federal divulgou que pretende lançar um programa para renegociação das dívidas dos brasileiros. Chamado de Desenrola Brasil, a iniciativa era uma das propostas eleitorais de Lula, que deverá sair do papel agora. Veja como funciona esse programa de Lula que perdoa as dívidas:
O programa Desenrola Brasil tem como objetivo ajudar as famílias na negociação de suas dívidas. Principalmente, aquelas dívidas envolvendo as linhas de crédito contratadas com o benefício do Auxílio Brasil (agora Bolsa Família). Essas contratações acabam ocorrendo para que as famílias tentem se restabelecer financeiramente, mas, algumas vezes, a linha de crédito acaba virando uma dívida.
Lula perdoa dívidas de brasileiros com novo programa
O objetivo do Programa Desenrola Brasil é renegociar as dívidas de milhões de famílias que estão inadimplentes, oferecendo descontos e juros baixos. Essa informação é de acordo com o comitê de campanha de Lula.
Conforme o plano de Governo de Lula, a ideia é avançar na regulação e incentivar medidas para ampliar a oferta e reduzir o custo do crédito, ampliando a concorrência no sistema bancário. Dessa forma, será criado pelo Governo um fundo que garantirá crédito para possibilitar a renegociação de dívidas e contas da casa. O principal público é aquele que contratou empréstimo do Bolsa Família, desde que cumpram algumas regras.
Leia mais: INSS divulga projetos do governo Lula exclusivos para aposentados e pensionistas; Confira
Quem vai poder se beneficiar com o Desenrola Brasil?
De acordo com o texto, a renegociação poderá ser feita com dívidas de até R$ 5 mil e com famílias com renda de até dois salários mínimos. O procedimento ocorrerá por meio de leilões, assim, as empresas que ofertarem os melhores descontos entrarão no programa.
Na sequência, os beneficiários poderão acessar, através do aplicativo, se as suas dívidas foram renegociadas ou não no leilão. Se sim, o próprio aplicativo dá opções de pagamento em até 60 vezes.
Vale lembrar que esse programa consta em uma medida provisória. No mesmo documento, há mais algumas propostas para auxiliar quem recebe o Bolsa Família. Veja abaixo:
Leia mais: Lula irá perdoar R$50 bilhões em dívidas dos brasileiros; Saiba mais
Novidade no Bolsa Família 2023
A Medida Provisória que trata do novo Bolsa Família assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última quinta-feira (2), traz uma regra que incentiva os beneficiários a ingressarem no mercado de trabalho, mas garantido apenas o retorno ao programa social caso percam o emprego.
Com isso, aqueles que recebem o benefício e conseguirem um emprego, mesmo ganhando uma renda superior ao limite estabelecido, não serão excluídos do Cadastro Único (CadÚnico). Assim, os novos trabalhadores saem apenas do Bolsa Família, mas continuam no banco de dados do governo.
Neste cenário, a exclusão da inscrição no CadÚnico, agora, passa a ser feita se dois integrantes da família conseguirem emprego com carteira assinada ou caso a renda familiar ultrapasse bastante o limite. Lembrando que o sistema de dados foi criado para incluir as famílias de baixa renda em programas sociais.
Leia mais: Lula assina lei com novas regras para o Minha Casa Minha Vida; Confira
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!