Alguns beneficiários do INSS estão tendo que lidar com a suspensão do consignado em 2023. Essa foi apenas uma das mudanças pelas quais os empréstimos e o INSS está passando.
Os valores da margem de consignação sofreram alterações no começo deste ano em decorrência dos reajustes do salário mínimo e consequentemente dos benefícios.
Veja quais foram as outras mudanças que estão ocorrendo com os empréstimos consignados e quem teve o seu empréstimo suspenso.
Mudanças no empréstimo consignado 2023
A margem para solicitação de consignado é o equivalente a 45% do valor do benefício. Aposentados e pensionistas podem solicitar os empréstimos, mas eles não ultrapassam os limites.
As margens de empréstimos ficaram assim:
- 35% para empréstimos consignados;
- 5% para cartão consignado; e
- 5% para cartão benefício.
Leia mais: Saiu agora: Suspensão do Empréstimo Consignado BPC; Confira
Uma outra mudança que está causando um certo rebuliço é a suspensão do consignado para um grupo de pessoas que recebem o benefício do INSS. Veja as causas dessa suspensão.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Por que houve a suspensão do consignado?
Com base na Portaria n. 1.114 houve a suspensão do consignado, pois grande parte dos beneficiários vivem em situação de vulnerabilidade, e os valores debitados de suas contas, pioraram essa situação.
A intenção do governo federal é minimizar as dívidas e priorizar o bem-estar, assim como reduzir os danos financeiros em famílias que dependem do benefício.
Leia mais: INSS suspende crédito consignado do BPC! Confira!
Finalmente, confira quem vai ser atingido pela suspensão do consignado!
Suspensão do consignado para quem?
A suspensão do consignado foi direcionada pela portaria já mencionada para quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
Essas pessoas recebem um benefício assistencial do governo no valor de um salário mínimo R$ 1.302, precisam ser renovados a cada 2 anos e não recebem 13º salário do INSS.
Leia mais: Como funciona a portabilidade do empréstimo consignado? Veja agora
Baseado nessas informações é que o governo federal resolveu seguir com a suspensão do consignado para esse grupo específico.
A portaria informa ainda, que contratos de empréstimo consignado que já tinham sido autorizados anteriormente, serão mantidos, mas novos não poderão ser contratados.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!