Um salário mais alto pode ser um sonho para muitos, considerando o custo crescente das necessidades básicas. Além disso, há o agravante de que grande parte da força de trabalho do país recebe o equivalente a um salário mínimo como remuneração pelo trabalho, que atualmente é de R$ 1.302. E se fosse possível ganhar 25% a mais no seu salário mensal, no caso dos aposentados? Veja como funciona a aposentadoria por invalidez abaixo.
Quem tem direito ao adicional de 25% dos benefícios?
A aposentadoria por invalidez é paga ao segurado do INSS em decorrência de acidente ou doença (seja relacionado ao trabalho ou não relacionado ao trabalho). E, por conta disso, torna-se completo e permanentemente incapacitado para o trabalho.
Leia em seguida: Entenda Tudo Sobre O Projeto Do Lula De Perdoar Suas Dívidas Em 2023; Veja Como Participar
Isso significa que o segurado inapto não poderá ser reabilitado para outra função, visto que está impossibilitado de exercer qualquer tipo de atividade.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Como funciona o adicional dos 25% dos benefícios pela aposentadoria por invalidez?
Esses 25% de aumento dos benefícios dos aposentados podem ser solicitados se você precisar de ajuda constante de outra pessoa (como um cuidador) para realizar as atividades cotidianas, como comer, tomar banho, mover-se, etc.
O INSS admite as seguintes situações como condições para o recebimento do adicional de pensão por invalidez de 25%:
Leia em seguida: Benefícios Liberados Para Idosos Garantem Isenção Em Diversos Serviços; Veja Agora
- Cegueira total;
- perda de, no mínimo, nove dedos das mãos;
- paralisia dos dois membros superiores ou inferiores;
- perda dos membros inferiores, acima dos pés, quando a prótese for impossível;
- perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
- perda de um membro superior e outro inferior, quando a prótese for impossível;
- alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social;
- doença que exija permanência contínua no leito;
- incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Leia em seguida: Aposentadoria Do INSS Poderá Ter Novo Aumento Em 2023; Entenda
Como solícito a aposentadoria por invalidez?
O aumento pode ser concedido ao mesmo tempo, em que o INSS lhe concede o direito à Aposentadoria por Invalidez. Se for esse o caso você não precisa fazer nada porque passará a receber os benefícios junto com os 25%.
A partir de agora, se o seu quadro se agravar com o tempo, necessitando do auxílio permanente de terceiro após a concessão do seu benefício, você terá que requerer ao INSS.
Leia em seguida: Urgente: Novas Regras Liberam Aposentados Da Prova De Vida; Confira
Para fazer isso, acesse o site Meu INSS e faça o login. Se você digitar “25” na lupa do site, o texto “pedir aumento de 25%” aparece logo em seguida. Em seguida, seguir as formações no site.
Você pode até ter outra condição que faz com que você precise de assistência contínua, mas uma ação legal seria necessária para contestar seu direito.
Embora a maioria dos casos acima envolva carências físicas e de movimento. Mas ainda existem carências mentais que podem se qualificar para 25% adicionais.
Gostou do conteúdo sobre aumento dos benefícios dos aposentados? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: então tenha todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias! Assim, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.