O Conselho Nacional de Previdência Social aprovou, em uma reunião nesta última segunda-feira (13), a diminuição dos juros do empréstimo consignado do INSS. Veja como vai ficar!
Empréstimo consignado
O empréstimo consignado é uma opção de crédito com desconto realizado diretamente no benefício previdenciário. A medida é controlada pelo conselho, na qual reúne representantes de governo, bem como aposentados, trabalhadores e empresas.
Leia mais: Novo grupo de pessoas poderá ter direito ao Bolsa Família; Entenda e saiba como se cadastrar
A redução de juros era uma vontade dos aposentados e vinha sendo defendida pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi. Para Carlos, por tratar-se de um empréstimo com baixo risco de inadimplência, seria possível diminuir a taxa de juros para esse público.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
De acordo com João Inocentini, presidente do Sindnapi da Força Sindical, a proposta dos bancos era um pouco maior, dos juros fixarem em 2,04% ao mês. Contudo o governo propôs 1,70%, taxa que foi aprovada no dia 13 de março.
Entretanto para João, a queda expressiva nas taxas pode fazer com que bancos menores não consigam operar o crédito. Ele ainda acrescenta: “Eu acho que nós temos que fazer cálculos para que os bancos (menores) continuem oferecendo, porque o impacto é muito grande.”
O que disse o Ministro da Previdência sobre juros do consignado?
O Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi relata que:
“Vejo essas atuais taxas como abusivas para os beneficiários do INSS, que são pessoas, em sua grande maioria, extremamente vulneráveis. Buscamos encontrar um caminho que seja o melhor para a parte mais frágil: o povo brasileiro”
Leia mais: Sistema Valores a Receber liberam saque; Consulte valores disponíveis
Atualmente, o sistema financeiro tem cerca de 17 milhões de pessoas com contratos ativos de empréstimo consignado do INSS. Todos os meses realiza-se quase um milhão de contratos de empréstimo
Hoje, podemos dizer que totalizam mais de R$350 bilhões. Os novos teto e piso dos juros, se aprovados, valem apenas para os futuros contratos.
Empréstimo consignado como funciona
O empréstimo consignado é muito conhecido pelos aposentados, pensionistas e funcionários públicos em geral, pois possui as parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício. As taxas de juros do consignado costumam ser mais baixas que de outras modalidade de crédito.
Leia mais: Vitória! R$ 1 bilhão liberado para pagamentos aos segurados do INSS, confira agora!
Quando feito um empréstimo, parte da sua renda fica comprometida antes mesmo de chegar na conta.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!