Atenção aposentados do INSS, tivemos novas mudanças com a contratação de empréstimo consignado nos juros! Confira agora:
O começo dessa semana acabou sendo marcada já com mudanças na taxa de juros do consignado. Desse modo, agora os aposentados do INSS devem conseguir contratar esta modalidade de crédito com uma taxa mais baixa.
Confira agora as últimas notícias a respeito da mudança que ocorreu nesta última segunda-feira (13) na taxa de juros do consignado aos aposentados do INSS:
Mudanças na taxa de juros do consignado:
Nesta última segunda-feira (13), o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), acabou aprovando uma nova redução na taxa máxima de juros cobrada em empréstimos consignados aos aposentados e pensionistas do INSS.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Anteriormente o teto de juros era de 2,14% ao mês, agora passou para 1,70% por mês em casos da contratação de empréstimo consignado convencional. Acabou sendo então 12 votos a favor desta mudança e 3 votos contras.
Para o teto de juros em operações ao cartão de crédito consignado, também acabou ocorrendo então mudanças. Anteriormente a taxa máxima era de 3,06% neste caso e acabou passando para 2,62% agora.
Novo juros somente nos novos contratos:
Estas novas taxas, devem entrar em vigor no momento que for publicado estas informações no Diário Oficial da União, por meio então de uma instrução normativa. De acordo com o Ministério da Previdência, esta nova instrução deve ser publicada nesta próxima quarta-feira (15).
Leia em seguida: Surpresa: Aposentados Têm Novo Aumento De Margem Nos Empréstimos; Assim, Veja Qual É
Vale ressaltar que somente os novos contratos devem ser beneficiados com este novo limite de juros. Desse modo, aqueles aposentados do INSS que já realizaram a contratação de consignado anteriormente, a taxa de juros vai permanecer a mesma da hora da contratação.
Esta redução da taxa de juros aos novos contratos, acabou sendo uma proposta realizada pelo Governo Federal. Em uma rede social, o ministro da previdência, Carlos Lupi, acabou declarando que “baixar os juros é a bandeira do nosso governo, e no que depender do Ministério da Previdência, estaremos sempre prontos para ajudar!”.
O Conselho Nacional da Previdência Social, acaba contando com os representantes do Governo Federal, aposentados, empresas e trabalhadores. De acordo com ministério da Previdência Social, cerca de 8 milhões de beneficiários do INSS, atualmente possuem algum contrato ativo de consignado e desses, cerca de 1,8 milhão já acabou chegando ao limite de utilização, ou seja, comprometendo toda a margem consignável.
O que é consignado:
Para aqueles que são novos por aqui, a modalidade de consignado é um dos tipos de créditos com as taxas mais baixas do mercado. A taxa de juros do consignado é mais baixo em relação aos demais tipos de crédito, devido às parcelas serem descontadas de forma automática da folha de pagamento do aposentado do INSS.
Com isso, esta modalidade de crédito acaba sendo muito procurada pelos grupos que possuem o direito e realizar a contratação desse crédito. Sendo então:
- Aposentados;
- Pensionistas;
- Servidores Públicos;
- Militares;
- Bolsa Família.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!