O Presidente Lula divulgou o lançamento de um programa que perdoa dívidas dos brasileiros. Uma ótima oportunidade para limpar o nome. Confira como vai funcionar e quem pode se beneficiar com esse novo programa.
De acordo com informações do Serasa, o Brasil possui cerca de 66 milhões pessoas endividadas e com o nome sujo. Essa situação financeira pode impedir que essas pessoas contratem mais crédito e, consequentemente, façam a aquisição de produtos, imóveis, automóveis, dentre outros, pois as instituições financeiras costumam fazer a análise de crédito antes.
A boa notícia para os inadimplentes é esse novo programa de Lula que perdoa as dívidas. Confira como vai funcionar o programa de renegociação de dívidas chamado Litígio Zero:
Novo programa de Lula “Litígio Zero” perdoa dívidas de brasileiros
O novo programa de Lula que vai perdoar as dívidas dos brasileiros chama-se Litígio Zero. A renegociação de dívidas ajudará tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Portanto, se você está com dificuldades para quitar alguma dívida, essa poderá ser a sua chance de sair do negativo.
Ações dessa natureza são muito importantes, pois ter o nome limpo representa ter crédito, o que possibilita a realização de diversas coisas, como a contratação de linhas de crédito, compra de imóveis, veículos, dentre outros.
Leia mais: Saiu Decreto: 13 salario INSS Antecipado – Lula mudou de ideia?
Como vai funcionar o Litígio Zero?
As pessoas físicas e jurídicas poderão renegociar as suas dívidas sem a cobrança de juros e multas. Quando finalizada a renegociação, elas terão o CPF ou o CNPJ retirados dos sistemas de dívidas, como SPC e Serasa. Contudo, existem algumas regras para essa negociação.
Uma dessas regras é que a dívida não seja maior que 60 salários mínimos para pequenas e médias empresas. Os descontos nessa modalidade podem chegar de 40% a 50% do total do débito.
Leia mais: Surpresa: Lula confirma perdão de dívidas a brasileiros em 2023; Veja como irá funcionar
Já para as grandes empresas, também pode haver a renegociação de dívidas. Nesse caso, será necessário ter uma dívida acima de 60 salários mínimos. A modalidade compreende descontos de 50% até 70%. Existe, ainda, a possibilidade de desconto do total da dívida, mas essas empresas devem se classificar como “de difícil recuperação” ou “irrecuperáveis”.
O prazo de cadastramento de quem tem dívidas no programa de Lula Litígio Zero que perdoa as dívidas é até 31 de março. O cadastramento é feito no site do eCAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal). Para o login, o sistema usa as mesmas informações do gov.br.
Leia mais: Confira como conseguir anistia de dívidas no Governo Lula
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!