O empréstimo consignado teve sua taxa de juros reduzida. Afinal, no último dia 13, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou a diminuição do encargo cobrado para aposentados e pensionistas do INSS.
Portanto, agora o teto dos juros passará de 2,14% ao mês para 1,70% no caso do consignado convencional. Foram 12 votos a favor da mudança e três contra. Todavia, o teto dos juros nas operações com cartão de crédito consignado passará dos atuais 3,06% para 2,62%.
Mas vale lembrar que as novas taxas entram em vigor assim que for publicada no “Diário Oficial da União” em uma instrução normativa. Portanto, o Ministério da Previdência informou que a nova instrução deve ser publicada no dia 15 de março. Confira os detalhes.
Redução de juros para novos contratos de empréstimo consignado
Em primeiro lugar, lembramos que a redução da taxa de juros é somente para os novos contratos de empréstimo consignado. Portanto, os antigos continuam com as taxas que já havia sido estabelecida.
Essa foi uma proposta do governo federal. Em uma rede social, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, disse que baixar os juros é a bandeira do nosso governo, e no que depender do Ministério da Previdência, estaremos sempre prontos para ajudar
Leia mais: Surpresa: Novos valores do INSS garantem empréstimos de até R$ 18 mil; Confira
Para conhecimento, o Conselho Nacional da Previdência Social conta com:
- Representantes do governo;
- aposentados;
- empresas,
- trabalhadores.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Número de contratos atualmente
De acordo com informações veiculadas na mídia, o sistema financeiro tem cerca de 17 milhões de pessoas com contratos ativos de empréstimo consignado em relação ao INSS. Segundo dados do Instituto, todos os meses são realizados quase um milhão de contratos de consignados.
Leia mais: Passo a passo: Como sacar seus Valores a Receber? Entenda
Sendo assim, os contratos ativos totalizam mais de R$ 350 bilhões. Mas lembramos que os novos teto e piso dos juros valem apenas para os futuros contratos.
O que é o crédito consignado?
O crédito consignado é o empréstimo que você solicita e passa a ter o valor das parcelas cobrado direto na folha de pagamento. Portanto, o desconto é feito diretamente no salário ou na aposentadoria. Dessa forma, ele é direcionado para servidores públicos, quem trabalha de carteira assinada, aposentados e pensionistas.
Leia mais: Confira: É possível receber 13º salário recebendo o Bolsa Família; Entenda!
Sendo assim, se você busca uma alternativa que ofereça boas condições, essa é uma opção. Afinal, agora os juros estão ainda menores. Isso porque as instituições acabam assumindo um risco menor, pois a parcela é descontada do salário e as chances de atrasos também acabam sendo pequenas.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!