Infelizmente a realidade de muitos brasileiros é o inadimplemento, desse modo, existem muitas pessoas estão com o nome sujo no Serasa. De acordo com os dados, são 66 milhões de brasileiros que possuem o nome negativado.
Entre estes brasileiros estão os participantes do Auxílio Brasil que foram beneficiados com o empréstimo consignado, mas acabaram entrando em dívidas que não conseguiram honrar com o pagamento.
Dessa forma, como diversos brasileiros, além dos participantes do Auxílio Brasil, estão inadimplentes, o governo como forma de ajudar este grupo criou um programa para renegociação de dívidas.
Qual o programa do governo que vai ajudar os brasileiros a limpar o nome?
De acordo com o novo governo, uma das prioridades da agenda é promover a estabilidade econômica. Desse modo, foram anunciadas medidas para recuperação da economia em diversas etapas, sendo de curta, média ou longa duração.
Leia Mais: INSS: 13º salário pode ter parcela antecipada; Confira pronunciamento do INSS
Sendo assim, foi criado o programa Litígio Zero, que tem o objetivo de ajudar os brasileiros a renegociar suas dívidas e conseguir arcar com seus compromissos financeiros.
Portanto, desde o dia primeiro de fevereiro o programa se tornou oficial e alcançará tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas.
Como vai funcionar o programa de litígio zero?
O programa de litígio será uma forma para que as pessoas físicas e jurídicas possam negociar suas dívidas sem a cobrança de juros e multas. Dessa forma, o valor para quitação será diminuído e facilitará que o devedor consiga quitar suas dívidas.
Leia Mais: Oficial: Dívidas do Auxílio-Brasil serão perdoadas? Entenda a confirmação do governo
Portanto, após honrar os seus compromissos, o nome do devedor será retirado do órgão de proteção de crédito, o Serasa.
Desse modo, as dívidas contraídas pelos participantes do Auxílio Brasil também poderão ser renegociados.
Quais as regras do programa litígio zero?
Para conseguir a renegociação da dívida é necessário que o valor total inadimplido seja menor ou igual a 60 salários mínimos. Sendo que as pequenas empresas poderão conseguir descontos entre 40% até 50% no valor total do débito.
Leia Mais: Confira: Como desbloquear benefício do INSS para empréstimo?; Saiba mais
Já para as empresas grandes, que possuem uma dívida acima de 60 salários mínimos, também podem conseguir desconto entre 50% e 70% do valor total da dívida.
Ademais, para as empresas grandes também poderá ser dado um desconto total, mas para isso é necessário que este tipo de pessoa jurídica seja classificada como “difícil recuperação” ou “irrecuperável”.
Sendo assim, para renegociar suas dívidas pelo programa, basta entrar no site do e-Cac (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal). No entanto, o programa só dura até o dia 31 de março.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira mais notícias sobre os benefícios dos aposentados
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.