Entenda como vai funcionar a prova de vida do INSS em 2023 para os aposentados e pensionistas. Confira aqui todas as informações:
Na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, a prova de vida teve modificações, entre as quais, o procedimento, a partir de 2023, se tornou automático. Visando auxiliar aqueles que possuem dificuldade de locomoção e que precisam sair de suas casas até a instituição pagadora do benefício, para comprovar estarem vivos.
Contudo, dúvidas acabaram surgindo entre os aposentados e pensionistas que precisavam fazer a comprovação de vida. Afinal, serve para continuarem recebendo seus salários de benefícios normalmente todos os meses. Se tornando indispensável entender o que é e como vai funcionar o procedimento.
Continue acompanhando e veja em seguida mais detalhes sobre a prova de vida do INSS!
O que é a prova de vida do INSS?
Através da prova de vida, os aposentados e pensionistas, garantem o recebimento dos seus salários, pois comprovam que estão vivos e os repasses podem ser feitos regularmente. Além disso, a prova de vida serve para localizar benefícios irregulares, cessando, por exemplo, os pagamentos de segurados falecidos.
Leia em seguida: CALENDÁRIO BOLSA FAMÍLIA MARÇO: Confira Valores E Data De Pagamento Do Benefício
Durante o mandato de Jair Bolsonaro, a comprovação passou por mudanças, decorrentes do estado de calamidade pública, gerado pela pandemia do coronavírus. Mas antes das alterações no procedimento, os aposentados e pensionistas, precisavam ir à instituição pagadora uma vez por ano, para averiguação e os pagamentos continuarem sendo feitos.
No entanto, diante a dificuldade de locomoção de parte dos beneficiários, a prova de vida do INSS, passou a ser feita de forma automática a partir de janeiro de 2023, conforme estabeleceu o governo Bolsonaro. Chegando a mudança para ficar.
Leia em seguida: Urgente: Empréstimo Consignado Do INSS Tem Nova Taxa De Juros; Confira
Vale destacar que, dos meses de fevereiro a dezembro de 2022, a prova de vida estava suspensa. Para que assim, a Autarquia pudesse adequar seus sistemas a nova forma adotada para o procedimento que passou a valer em janeiro.
Como fazer a prova de vida do INSS?
Desde o mês de janeiro desse ano, a prova de vida do INSS é feita de forma automática. Ou seja, o órgão é quem vai fazer o procedimento, usando o cruzamento de dados das bases do governo federal. Portanto, por atos praticados pelos aposentados e pensionistas, a comprovação vai ser feita. Entre eles estão:
Leia em seguida: Entenda O Que São Os Valores Para Receber E Como Você Pode Ter Acesso
- Atualização do CadÚnico;
- atendimento presencial em uma agência do INSS;
- acesso ao Aplicativo Meu INSS;
- recadastramento ou cadastramento em órgãos de segurança pública, ou de trânsito;
- contratação de empréstimo consignado;
- vacinação;
- votação nas eleições.
Sendo assim, não há mais necessidade dos beneficiários comparecerem à instituição pagadora do seu benefício, para fazer a prova de vida do INSS. Todavia, se não houver atos nas bases, os aposentados e pensionistas serão notificados, sobre a indispensabilidade de fazer o procedimento. Devendo o órgão garantir meios que evitem sair de suas casas.
Leia em seguida: Atenção: Confira O Calendário De Pagamento Do LOAS
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também: VITÓRIA dos APOSENTADOS: Juros MAIS BAIXOS Mudou TUDO!
Dica bônus:
Receba todas as nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!