Em dezembro do ano passado o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a Revisão da Vida Toda para aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), após o julgamento do processo em plenário físico na corte.
No entanto, o INSS fez um pedido para que o supremo suspendesse todos os processos da Revisão da Vida Toda, até que não tenha mais possibilidades do Instituto recorrer sobre a decisão do Supremo.
No entanto, o ministro Alexandre de Moraes, estabeleceu um prazo de até 10 dias para que o INSS faça e apresente um cronograma para poder realizar a Revisão da Vida Toda.
O que é a revisão da vida toda que foi aprovada pelo STF?
A Revisão da Vida Toda tem o objetivo de incluir no cálculo das aposentadorias todos os períodos de contribuição da sua vida, já que antes o cálculo da aposentadoria era feito apenas com as 80% maiores contribuições com o INSS, consideradas a partir de Julho de 1994.
Leia Mais: Atenção: Qual é a idade máxima para solicitação de um empréstimo consignado?
Assim, não entravam no cálculo da aposentadoria as contribuições de antes de 1994, o que prejudicou alguns aposentados.
Desse modo, a ideia da Revisão da Vida Toda é de incluir essas contribuições de antes de 1994 no cálculo.
Quem pode se beneficiar da Revisão da Vida Toda?
O processo de revisão vai beneficiar quem se aposentou entre 29 de Novembro de 1999 e 13 de Novembro de 2019.
Leia Mais: Lula vai antecipar o décimo terceiro salário em 2023? Confira as últimas noticias
No entanto, é importante que antes de fazer a revisão o aposentado contato um advogado previdenciário para que ele faça os cálculos e confirme se realmente é vantajoso para o aposentado fazer a revisão, pois, ao mesmo tempo que ela pode aumentar o benefício do segurado, pode ser também que ele diminua.
Como ficou a situação da revisão da vida toda?
Segundo Alexandre de Moras, os argumentos que o INSS apresentou são importantes, no entanto, devido ao impacto social da decisão é preciso ter uma previsão, relacionada ao resultado prático, desse modo, é importante que o INSS apresente um plano, para mostrar como o Instituto pretende cumprir a decisão do STF relacionando o modo e o prazo em que pretende cumprir essa decisão.
Leia Mais: Novo aumento o salário mínimo libera margem extra para aposentados; Confira como receber
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira mais notícias sobre os benefícios dos aposentados
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.