Fim do empréstimo consignado! Saiu lista dos bancos que não vão mais ofertar essa modalidade de crédito. Veja o que aconteceu e porque os bancos estão abrindo mão dessa opção de crédito.
Conselho Nacional de Previdência Social reduziu a taxa máxima de juros para os novos contratos de empréstimo consignado de 2,14% para 1,70 ao mês. Essa nova porcentagem começou a valer, nesta quarta-feira (15), porém os efeitos começaram a surgir no dia seguinte (16).
O que é e como funciona o empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito onde você solicita e passa a ter o valor das parcelas descontadas diretamente na sua folha de pagamento, ou seja, o desconto já vem no momento em que o salário cai na conta. Dessa forma, ele trata-se às pessoas que possuem renda fixa, ou seja, aposentados e pensionistas, servidores públicos, por exemplo.
Leia mais: Pagamentos do 13º Salário do INSS em 2023 já tem data definida; Confira Agora!
O empréstimo consignado era visto como a melhor modalidade de empréstimo do mercado, pois possui melhor taxa de juros e a taxa de inadimplência é praticamente nula. Em outras palavras, os bancos tinham maior confiança no pagamento devido o desconto vir direto e as chances de atraso são desconsideradas.
Mas algo mudou. Entenda!
Governo reduziu taxa de juros do consignado
Neste semana, o Conselho Nacional de Previdência Social reduziu a taxa máxima de juros para os contratos novos de 2,14% para 1,70% ao mês. O empréstimo consignado costuma ser conhecido como a modalidade de crédito que tem a menor taxa de juros do mercado.
Leia em seguida: Novidade: Veja As Mudanças Na Prova De Vida Do INSS
A redução dos juros era uma reivindicação dos aposentados e vinha sendo defendida pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi. Para ele, devido o empréstimo consignado ser uma opção de crédito com baixo risco de inadimplência, a possibilidade de diminuir a taxa de juros seria viável.
De acordo com João Inocentini, presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados) da Força Sindical, a proposta dos bancos era um pouco maior, onde representava uma taxa de 2,04% para o consignado ao mês, mas o governo propôs 1,70% o que foi aprovado.
Contudo, a queda expressiva nas taxas pode fazer com que bancos e instituições financeiras menores não consigam operar o crédito. O presidente do Sindnapi ainda acrescenta que “Eu acho que nós temos que fazer cálculos para que os bancos [menores] continuem oferecendo, porque o impacto é muito grande.”
Um determinado grupo de trabalho forma-se para debater a taxa paga pelas instituições para operar o consignado. Segundo ele, essa taxa precisaria cair para garantir opção de contratação mais ampla.
Para os bancos menores continuarem operando nessa opção de crédito, a taxa paga pelas instituições para operar o consignado deve cair.
Bancos suspendem empréstimo consignado INSS
Devido essa diminuição de taxa de juros para beneficiários do INSS e não diminuição de taxa para instituições bancárias poderem operar no consignado, muitos bancos estão suspendendo o consignado de forma temporária até que seja anunciado um novo posicionamento. Confira quais bancos já pararam de fazer empréstimo consignado:
Leia em seguida: Surpresa: Aposentados Têm Novo Aumento De Margem Nos Empréstimos; Assim, Veja Qual É
- Daycoval
- Itaú
- C6 Bank
- Bradesco
- Pan
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Assim, receba nossas informações todos os dias de forma gratuita. Nos siga também em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!