Atenção aposentados e pensionistas! A nova MP dos 5% do empréstimo consignado do INSS precisa da sua ajuda. Confira mais informações.
Em 2020 a Medida Provisória 1006 trouxe o aumento de 5% na margem consignável, que regula o valor que os beneficiários do INSS podem gastar em empréstimos consignados. Essa modalidade de empréstimo é uma grande vantagem pois apresenta juros menores e prazos maiores para o pagamento. Além disso, o desconto das parcelas é automático na folha de pagamento, evitando a preocupação e garantindo sua responsabilidade financeira.
Leia mais: Novas regras para empréstimos do INSS
Com o fim da margem extra, no dia 31 de dezembro de 2021, muitos aposentados, pensionistas, servidores públicos, militares e CLTs se viram negativados. Isso porque muitos contrataram novas linhas de crédito que não podem mais pagar em razão da margem consignável. Sendo assim, não podem mais contratar empréstimos consignados.
Entenda como está a margem consignável para o ano de 2022!
Aumento da margem consignável 2022
Como vimos acima, desde 2020 os aposentados contavam com o benefício de poder gastar 35% do seu salário com o pagamento de empréstimos consignados. No entanto, a MP 1006, que se converteu na Lei 14.131, teve o fim da validade no primeiro dia de 2022. Sendo assim, a margem voltou ao normal, os 30% que todos estavam acostumados.
No entanto, é possível enxergar que esse cenário não é nada bom para os segurados do INSS, trabalhadores de carteira assinada e militares. Por isso, o povo exigiu do poder legislativo uma resposta à sua luta e foi atendido.
Nesse contexto, o senador Heinze já escreveu um texto para compor uma nova Medida provisória que prevê a volta dos 5% da margem consignável por mais um ano. De acordo com o parlamentar, o povo brasileiro ainda está passando por graves necessidades e é de responsabilidade do governo, intervir nesse problema.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O presidente Jair Bolsonaro já acatou a nova medida e a partir daí ela inicia seu caminho pelo poder legislativo e suas respectivas comissões. Assim, vemos que o povo tem vez e voz, basta que você exija dos seus parlamentares a sensibilidade por esse novo projeto que vai ajudar os brasileiros.
Nova MP da margem consignável
Como falamos acima, alguns parlamentares se mostram sensíveis à proposta do senador Heinze, entretanto para que haja solução, precisamos de mais. Até porque, são os políticos que estão em Brasília que podem ajudar diretamente o povo.
Sendo assim, reclame o seu direito de eleitor, cobre seu parlamentar, pois o seu voto o colocou lá e de nada adianta a eleição sem a cobrança. Para isso, você pode achar o contato dos demais senadores neste outro artigo em nosso post e assim fazer valer seus direitos.
Dica bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Leia mais: Pagamento do 14° Salário: Presidente CONFIRMOU Mudanças
Gostou das informações sobre o INSS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: