Lula quita dívida de brasileiros com seu novo programa voltado a quem está com o nome sujo. Assim como prometeu em sua campanha eleitoral, em breve será lançado programas que darão a oportunidade de os brasileiros fazerem a renegociação de dívidas com seus credores. Confira.
O Presidente Lula anunciou dois programas para a renegociação de dívidas, que poderão ser usufruídos tanto por empresas quanto por pessoas físicas. Os nomes dos programas são: litígio Zero e Desenrola Brasil. Entenda melhor o que é cada um e como vai funcionar?
Programa Litígio Zero- o que é e como funciona
O novo programa de Lula que vai perdoar as dívidas dos brasileiros chama-se Litígio Zero. A renegociação de dívidas ajudará tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas. Portanto, se você está com dificuldades para quitar alguma dívida, essa poderá ser a sua chance de sair do negativo.
As pessoas físicas e jurídicas poderão renegociar as suas dívidas sem a cobrança de juros e multas. Quando finalizada a renegociação, elas terão o CPF ou o CNPJ retirados dos sistemas de dívidas, como SPC e Serasa. Contudo, existem algumas regras para essa negociação.
Leia mais: Antecipação do 13 salário do INSS? Lula confirma como será pagamento em 2023; Confira
Uma dessas regras é que a dívida não seja maior que 60 salários mínimos para pequenas e médias empresas. Os descontos nessa modalidade podem chegar de 40% a 50% do total do débito.
Já para as grandes empresas, também pode haver a renegociação de dívidas. Nesse caso, será necessário ter uma dívida acima de 60 salários mínimos. A modalidade compreende descontos de 50% até 70%. Existe, ainda, a possibilidade de desconto do total da dívida, mas essas empresas devem se classificar como “de difícil recuperação” ou “irrecuperáveis”.
O prazo de cadastramento de quem tem dívidas no Litígio Zero é até 31 de março. O cadastramento é feito no site do eCAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal). Para o login, o sistema usa as mesmas informações do gov.br.
Desenrola Brasil de Lula quita dívida de famílias carentes
O outro programa para renegociação de dívidas para os brasileiros é o Desenrola Brasil. Lula, desde a sua campanha eleitoral, vinha anunciando um programa para renegociar as dívidas de brasileiros de baixa renda. De acordo com o Governo Federal, o Desenrola Brasil vai ajudar cerca de 37 milhões de famílias endividadas.
Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o programa Desenrola Brasil, pensado justamente para esse fim, contará com R$ 10 bilhões, que serão usados para garantir a renegociação de R$ 50 bilhões em dívidas.
O Desenrola Brasil vai ajudar essas famílias permitindo que elas renegociem suas dívidas, deixando-as de um tamanho que não prejudique o orçamento. Qualquer pessoa endividada poderá recorrer ao programa. Mas quanto menor for a renda da família, maior será o desconto que ela terá para pagar o que deve.
Leia mais: Lula confirma pagamento de auxílio extra para este grupo; Confira
Quando o Desenrola Brasil começa a funcionar?
Como se trata de um programa inédito, nunca feito no Brasil, a iniciativa exige a criação de um software específico, que já está sendo desenvolvido. “Assim que estiver pronto [esse software], a gente lança o programa”, anunciou Haddad na quinta-feira (9).
Leia mais: Confirmado: Lula perdoará dívidas do Auxílio-Brasil; Saiba mais
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!