Os bancos anunciaram uma triste notícia para os aposentados e pensionistas do INSS, que se refere à contratação de empréstimo consignado. Confira qual a situação dessa modalidade de crédito.
O empréstimo consignado do INSS é a principal linha de crédito para os beneficiários do INSS. Esse empréstimo é o mais barato existente atualmente, pois conta com descontos diretamente da folha de pagamento, o que garante um risco menor de inadimplência.
No dia 13 de março, os aposentados e pensionistas receberam a notícia de que as taxas do empréstimo consignado iriam diminuir ainda mais. O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) fez a votação que diminuiu ainda mais a taxa de juros. Isso acabou ocasionando uma reviravolta em relação ao consignado. Entenda melhor:
Taxa de juros do empréstimo consignado diminuiu
O Conselho Nacional de Previdência Social, órgão formado por representantes do Governo, beneficiários do INSS e até membros de bancos, fez uma reunião para definir a diminuição das taxas de juros do empréstimo consignado no dia 13 de março.
Com um placar de 12 votos a 3, o Conselho definiu que a taxa de juros do empréstimo consignado iria diminuir de 2,14% ao mês, no máximo, para 1,70% ao mês, no máximo. Para que começasse a valer, era preciso a publicação da Instrução Normativa (IN) no Diário Oficial da União.
No dia 15 de março, então, houve a publicação da IN 144 no DOU, que autoriza que as instituições financeiras ofereçam o empréstimo consignado com as taxas menores. Contudo, isso acabou gerando uma reação negativa dos bancos.
Leia mais: Saiu agora: Ministro deve rever decisão que prejudicou aposentados! Saiba mais
Bancos suspenderam o empréstimo consignado do INSS
Por conta dessa redução na taxa de juros do empréstimo consignado do INSS, as instituições financeiras acabaram suspendendo a oferta dessa linha de crédito. De acordo com elas, a redução tornava a liberação inviável. Isso porque os gastos que os bancos possuem não diminuíram.
Leia mais: Veja o passo a passo para obter seu NOVO CARTÃO DO INSS em 2023
Então, os bancos não estão mais oferecendo a linha de crédito, o que pegou muitos beneficiários do INSS de surpresa. Portanto, aqueles que estavam pensando em fazer a contratação de um consignado para suprir os seus gastos, não poderão contar com essa modalidade.
A suspensão do empréstimo consignado poderá pressionar a instituição que reduziu as taxas de juros, pois muitos beneficiários do INSS poderão recorrer a linhas de crédito mais caras, o que aumenta os riscos de endividamento.
Leia mais: STF analisa idade mínima da aposentadoria especial: Saiba mais!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!