Atenção! O Brasil todo corre grande risco nesse momento, onde todos os beneficiários do INSS podem ficar sem empréstimo consignado. Se você é aposentado ou pensionista entenda tudo sobre a suspensão dos consignado.
Existe uma solução para que o crédito consignado na modalidade INSS volte e a suspensão acabe. Confira a seguir o que aconteceu:
Suspensão dos consignados
O fim do empréstimo consignado deu-se devido a queda da taxa de juros de 2,14% para 1,70%. Para entender melhor você precisa saber que todos os bancos e instituições financeiras precisam pagar uma taxa ao Banco Central (BC), essa taxa conhecida como Taxa Selic, hoje encontra-se no percentual de 13,75% para operar, com a taxa de juros em 1,70% não torna-se viável para os credores ofertar essa modalidade, tendo em vista a baixa lucratividade.
Leia em seguida: Descubra se você tem direito a receber R$ 1 bilhão em atrasados do INSS; Veja como receber
Quando vai voltar o empréstimo consignado?
Capitão Alberto Neto criou um novo documento que precisa ser assinado por todos os líderes, como por exemplo os deputados de seu estado, principalmente os líderes dos partidos, que possuem mais força e visibilidade, onde com a assinatura dos mesmos, seja revista essa lei que da fim ao crédito consignado.
Leia em seguida: Atenção: Veja como receber dois pagamentos de R$ 660 do INSS; Entenda o que são esses valores
Bancos como por exemplo Itaú, Bradesco, Pagbank, Daycoval e Pan são algumas das instituições que decidiram suspender os consignados do INSS. A decisão aconteceu assim que o INSS anunciou a redução nas taxas de juros da modalidade de crédito.
É válido mencionar que a redução dos juros do consignado do INSS foi determinada pelo Conselho Nacional de Previdência Social. Dessa forma, agora a taxa passou de 2,14% para 1,70%.
A Febraban explicou que as instituições financeiras não estão aptas para custear os gastos da captação de clientes diante as novas taxas do consignado.
Até o momento, os bancos não declararam nenhum grande detalhe além dos anúncios sobre o cancelamento do consignado do INSS.
Leia em seguida: Empréstimo consignado para representante legal do BPC: é possível solicitar?
Dessa forma, por mais que a taxa para o aposentado esteja mais atrativa, os beneficiários não estão conseguindo contratar devido que o número de bancos que estão realizando a operação é praticamente nulo.
Encaminhe a solicitação para seu deputado para que ele assine o Requerimento de Urgência para apreciação do PDL nº 76 de 2023, que susta os efeitos da Instrução Normativa PRES/INSS nº 144, de 15 de março de 2023.
LINK DO REQUERIMENTO
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também!
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!