O prazo para entregar o Imposto de Renda de 2023 começou no dia 15 de março e será finalizado no dia 31 de maio. Desse modo, os brasileiros que são obrigados a fazer a declaração devem ficar de olho e não perder o prazo.
Além disto, é necessário tomar cuidado com o que está declarando para não correr o risco de cair na malha fina.
Ocorre que a Receita Federal utiliza o cruzamento de dados dos contribuintes e desse modo fica sabendo se qualquer mentira for preenchida na declaração do IR.
Portanto, entenda como a Receita Federal consegue verificar se o que está sendo declarado pelo contribuinte é verdade ou não.
O que é a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2023?
Por meio da declaração pré-preenchida o contribuinte poderá importar seus dados da declaração que faz no ano passado. Desse modo, também será possível puxar as informações sobre bens, salários e pagamentos. Sendo assim, de acordo com a Receita Federal, o fato de os dados fazerem parte de um banco de dados reduzirá erros da declaração.
Leia Mais: É possível consultar valor disponível a ser pago pelo Banco Central? Veja como
Portanto, a declaração pré-preenchida é uma forma de o contribuinte fazer a declaração de forma mais rápida e precisa. Neste sentido, as pessoas que optarem pela declaração pré-preenchida serão incluídas no grupo de prioridade para receber a restituição do imposto de renda.
Por outro lado, ao utilizar o sistema para fazer a declaração pré-preenchida fica claro que a Receita Federal obteve acesso a praticamente todas as suas informações. Desse modo, é mais uma forma de comprovar que o cidadão não deve mentir no seu imposto de renda, pois o governo tem acesso a várias de nossas informações.
Como a Receita Federal tem acesso às informações?
Para acessar as informações necessárias para verificar os dados do imposto de renda e até mesmo para fazer o pré-preenchimento, a Receita Federal utiliza do cruzamento de dados com as informações obtidas por bancos, financeiras, hospitais, clínicas, imobiliárias, entre outras. Sendo assim, estas empresas devem enviar declarações com diversas informações, para que a Receita Federal possa complementar seu banco de dados.
Leia Mais: Conta bloqueada no Gov.br? Saiba o que fazer
Dessa forma, o tipo de declaração que são enviados por estas empresas são: declaração de imposto sobre a renda retido na fonte, declaração de serviços médicos e de saúde, declarações de informações sobre atividades imobiliárias, sistema de recolhimento mensal obrigatório, e-financeira.
Como escapar da malha fina do imposto de renda 2023?
O segredo para escapar da malha fina é preencher todos os dados de sua declaração de imposto de renda de forma verdadeira, já que a Receita Federal possui acesso à maioria de suas informações.
Leia Mais: Governo Anuncia: Idosos poderão conseguir passagens por R$200,00
Além disto, é importante preencher de forma correta para que sua declaração seja processada de forma mais rápida.
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Confira também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, assim nos siga em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
Dica extra: Tenha então todas as informações de forma rápida e sem precisar ler as notícias. Então, clique aqui, se inscreva em nosso canal do Youtube e assista.