Todos os anos, os aposentados e pensionistas do instituto precisam do informe de rendimentos INSS na hora de declarar o Imposto de Renda das Pessoas Físicas.
O Informe de Rendimentos, também é conhecido como extrato para imposto de Renda. Ele é um documento onde deve constar, de forma correta, todos os valores que o beneficiário recebeu durante o ano anterior.
É a partir desse documento que a Receita Federal faz o cruzamento de informações para verificar se existe alguma inconsistência ou algum problema que deve ser resolvido.
Devido à importância desse documento, confira todas a informações necessárias que você deve saber.
Quando preciso consultar o informe de rendimentos INSS?
Aposentados e demais beneficiários devem consultar o informe de rendimentos INSS para realizar a declaração de renda. A declaração deu início no dia 15 de março e pode ser feita até o dia 31 de maio.
Leia mais: Governo Libera Benefício Emergencial De R$2400; Veja Quem Está Na Lista Para Receber
Para consultar o informe, os beneficiários do INSS devem acessar o site ou aplicativo do MEU INSS. A consulta pode realizar sem a necessidade de comparecimento na agência física do INSS.
No entanto, caso venha a ter alguma dúvida, é possível fazer um agendamento prévio e direcionar-se até uma agência do INSS.
Além de importante para a declaração do IR, o informe de rendimentos tem a função de comprovar a renda, e antes de mais nada pode utilizar para conseguir empréstimos, financiamentos, aluguéis de casas, entre outros.
Quando preciso declarar o Imposto de Renda?
Devem ser declarados no Imposto de Renda, todo rendimento acima de R$28.559,70. Os benefícios acima desse valor, assim como qualquer outro ganho, deve ser declarado até o dia 31 de maio de 2023.
Leia mais: Atenção: Entenda como funciona a perícia médica do INSS e para que ela serve; Saiba mais
Lembrando que alguns benefícios do INSS são tributáveis e outros não. Veja abaixo:
O auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-família são benefícios não tributáveis, ou seja, não são feitas deduções deles, mas devem constar na declaração do IR apenas para controle de renda do Fisco.
Já as aposentadorias, pensão por morte e salário-maternidade são os benefícios tributáveis, que em outras palavras quer dizer que são benefícios que têm dedução do IR.
Como emitir extrato do INSS para Imposto de Renda?
O extrato do INSS, para fazer a declaração do Imposto de Renda, pode obter-se de algumas formas, e cabe ao beneficiário optar em escolher a melhor opção. Logo depois, confira quais são:
Leia mais: 13° Salário do INSS tem limite de idade para receber? Confira
- Acessando a plataforma Meu INSS, seja pelo site ou aplicativo;
- Acessando o site da Previdência Social;
- Indo à uma agência do INSS, com agendamento prévio.
Confira também:
Dica bônus:
Portanto, receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!