O alto número de pedidos aguardando uma resposta do INSS é assustador. A cada dia, a fila do Instituto está maior e parece não haver iniciativa que diminua consideravelmente o número de pessoas aguardando benefício. De acordo com o INSS, são mais de 1,2 milhão de requerimentos.
Prazo para concessão do INSS pode alcançar 85 dias
No ano de 2022, o tempo médio de espera por resposta a pedido de concessão do INSS era de 79 dias. Agora, o tempo médio de espera aumentou para 85 dias. Mas, existem pedidos que extrapolam esse prazo, sendo: 145 dias para auxílio-acidente de trabalho e 159 dias para pedidos de aposentadoria por incapacidade permanente (invalidez).
Já o auxílio-reclusão preocupa ainda mais: o prazo para a concessão chega a até 5 anos. Mas, quais as ações tomadas pelo Governo Federal para diminuir esse tempo?
Iniciativas para tentar diminuir a fila do INSS
O novo presidente eleito, Lula, terá grandes desafios no que diz respeito ao INSS no próximo ano. No ano de 2021, ocorreu um acordo entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Governo, onde foi decidido que os prazos para a análise poderiam ser de 90 dias. Entretanto, devido ao alto número de pessoas na fila, nem o prazo a mais vem sendo respeitado pela Previdência Social.
Leia mais: Veja agora: Quando começam os próximos pagamentos para aposentados? Fique por dentro das datas
Vale lembrar que o INSS fez a abertura de edital para o concurso público, com o intuito de repor os funcionários e resolver, ao menos em parte, os problemas com a demora de análise dos pedidos.
Outra iniciativa foi a implementação de mutirão que iniciou nesse mês de março. Uma equipe de 50 médicos peritos irá se concentrar por uma semana em diferentes locais da região, incluindo áreas no interior, para agilizar as análises. Após o mutirão no Nordeste, a equipe segue para outras regiões.
De acordo com especialistas, investir em automação nas plataformas do INSS também ajudará a diminuir a fila. Algumas solicitações poderiam ser feitas pelo próprio aplicativo ou site Meu INSS.
Leia mais: Trabalhadores conseguem aposentadoria com 50 anos pelo INSS; veja como aqui
Segurado aguarda resposta há mais de três anos
O segurado Daniel Araújo de Souza teve o seu pedido negado duas vezes pelo INSS. O analista de informática deu entrada na aposentadoria por tempo de contribuição ainda em 2019, após quase 37 anos de recolhimento, sem sucesso. Numa agência do INSS, ele foi aconselhado por um funcionário a refazer o requerimento, que acabou novamente indeferido. Já em 2020, ele recorreu ao Conselho de Recursos da Previdência Social. O benefício foi concedido, mas apenas no ano passado.
Leia mais: Como desempregados podem contribuir para o INSS? Entenda como pagar INSS desempregado
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!