Uma ótima notícia para os brasileiros! O Sistema de Valores a Receber (SVR) finalmente retoma as consultas e saques de valores esquecidos no Banco Central! Brasileiros poderão consultar e resgatar mais de R$ 6 bilhões, divididos entre contas para pessoas jurídicas e físicas em todo o país.
Para utilizar o serviço de consulta, disponível gratuitamente, basta seguir o passo a passo disposto no vídeo abaixo, ou consulte nesta matéria!
Veja o vídeo:
Nova consulta dos valores esquecidos foi liberada
Está acontecendo agora uma nova consulta no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central! A consulta é gratuita e promete liberar até R$ 6 bilhões esquecidos em contas do banco central.
Leia em seguida: Atenção: Mudanças na idade mínima para aposentadoria especial? Saiba mais
Entenda aqui:
- O que mudou no SVR?
- Como realizar a consulta dos valores esquecidos?
- Onde vou receber os pagamentos?
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Quem tem direito aos valores esquecidos nos bancos?
Os valores esquecidos nos bancos geralmente se referem a contas bancárias inativas ou com saldos remanescentes que foram esquecidos pelos titulares das contas ou herdeiros.
No Brasil, a Lei nº 11.795/2008 regulamenta a transferência desses valores para a conta única do Tesouro Nacional, após transcorrido um determinado período de tempo sem movimentação na conta (geralmente mais de três anos).
Após esse processo, o Banco Central do Brasil divulga a relação de correntistas com contas inativas e saldos remanescentes em seu site, e é possível verificar se há algum valor esquecido em seu nome.
Os titulares das contas inativas ou seus herdeiros têm o direito de reaver esses valores, mediante a comprovação da titularidade da conta e do direito ao saque, por meio de procedimentos definidos pelas instituições financeiras. É importante ressaltar que existem prazos para a solicitação de resgate desses valores, que variam de acordo com o tipo de conta e o tempo de inatividade.
O que mudou no SVR?
- Inclusão de novos valores no SVR, inclusive para quem já consultou e sacou na última iteração do sistema;
- Maior facilidade para o acesso e informações do sistema, com sistemas que envolvem até o WhatsApp;
- Acesso ao SVR por tempo indeterminado e sem agendamento;
- Novos valores relativos a pessoas falecidas, acessíveis a herdeiros ou representantes legais, como testamentários, inventariante ou representante legal;
- Inclusão no sistema para que beneficiários com conta conjunta consigam consultar as solicitações um do outro com maior transparência.
Leia em seguida: Confira: Prazo para concessão do INSS pode alcançar 85 dias; Veja como facilitar o processo
Como realizar a consulta dos valores esquecidos?
- Primeiramente acesse o site https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber;
- Em seguida clique em ”Sistema de Valores a Receber (SVR)”
- Agora utilize seu CPF ou seu CPJ para realizar a consulta;
- Então preencha os dados, assim como sua data de nascimento ou de abertura da empresa;
- Por fim, veja se há ou não valores esquecidos na sua conta;
- Caso o sistema encontre valores esquecidos na sua conta, utilize sua conta gov.br (prata ou ouro) para acessar o sistema e resgatar os valores!
Leia em seguida: Acaba de sair: Mais bancos se juntam ao boicote do consignado do INSS após mudança nas taxas de juros; Saiba mais
Onde vou receber os pagamentos?
A devolução do SVR, uma vez solicitada no site https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber, ocorrerá através de uma chave PIX!
Se você não possuir uma chave pix, crie uma ou entre em contato com o banco onde estão os valores para estabelecer uma forma de resgate!
Leia em seguida: Entenda o que é a proposta do salário em dobro para aposentados e como você pode garantir o seu
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!