Segurados do INSS! Fiquem bem ligados às novidades sobre o pagamento extra do INSS, pois a justiça já liberou. Confira os detalhes.
Os aposentados e pensionistas que recebem benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm direito ao pagamento extra do instituto que está disponível desde o dia 07/02. Nesse contexto, as informações oficiais confirmam que o Conselho da Justiça Federal (CJF) já mandou disponibilizar R$1,4 bilhão para quitação das Requisições de Pequeno Valor (RPVs). Se você não conhece, as RPVs são dívidas previdenciárias e assistenciais do governo.
Leia mais: Chegou o fim dos empréstimos consignados
Portanto, a grande dúvida do público aposentado é quem tem direito a receber o pagamento extra do INSS. Sendo assim, vale lembrar que apenas os aposentados e pensionistas que ganharam causa na justiça contra o instituto receberão os valores. Assim, se você se encaixa na situação acima, entenda como fazer para sacar o pagamento extra do INSS.
Entenda como receber o pagamento extra do INSS!
Onde solicitar o saque do pagamento extra inss
O segurado que tem direito ao pagamento extra, pode solicitar o saque nos dois principais bancos nacionais: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
No geral, as pessoas podem se dirigir até as agências Caixa para solicitar atendimento presencial e realizar o saque. No entanto, antes de ir até ao banco, confirme o horário de funcionamento do mesmo, pois algumas agências ainda estão com horário reduzido por conta da pandemia. Para ter acesso a mais informações sobre o funcionamento da Caixa, clique aqui.
Além disso, se você deseja solicitar e sacar o pagamento extra do INSS no Banco do Brasil existem duas formas bem semelhantes, para correntistas e não correntistas.
Sendo assim, os correntistas devem pedir o crédito automático de precatórios e RPVs em conta. Assim, o pagamento extra estará disponível na sua conta em apenas um dia útil após a decisão positiva da justiça.
No entanto, para quem não é correntista ou até é cliente mas não quer optar pelo crédito automático, a opção que resta é o saque na boca do caixa ou ainda, transferência. Além disso, para o atendimento presencial, é preciso apresentar na agência documento de identificação original, CPF e o formulário de resgate preenchido. Clique aqui para baixar o documento.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
No entanto, existe uma exceção nos saques da Caixa Econômica Federal para os advogados. Esses profissionais podem fazer uso do módulo de acesso à Área Restrita do Portal da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Nesse sistema é possível cadastrar novas contas bancárias que recebem as RPVs graças a um acordo entre a OAB e a Caixa.
Confirme o pagamento extra
Para verificar que você tem direito de receber o pagamento extra no primeiro lote dos depósitos, dia 07/02, é necessário entrar no site do TRF. Logo após, entre no menu que está à esquerda da tela, procure a área de acesso ao sistema e clique em TRF. Pronto, após isso você estará logado no portal.
Uma vez dentro do sistema você deve acessar a aba de “Consulta Pública de Processos”. Após esse processo, o segurado consegue confirmar o valor do depósito, número da conta e data na qual o seu dinheiro estará disponível.
Dica bônus:
Ative agora as notificações do Blog da João Financeira, assim você fica por dentro de todas as últimas notícias sobre o INSS.
Garanta ficar por dentro de todos os seus direitos!
Leia mais: MARAVILHA: Dinheiro LIBERADO HOJE para todo o Brasil
Gostou das informações sobre o INSS? Compartilhe com mais pessoas para todos ficarem bem informados e não perderem seus benefícios.
Visite nossas páginas do blog nas redes sociais e nos siga para não perder as últimas informações: