O atraso perícia médica do INSS prejudica quase 60 mil baianos. Todavia, em todo o Brasil a situação é ruim, pois há quase 1 milhão de brasileiros na fila de espera para fazer o procedimento. De acordo com informações divulgadas pelo G1, a média de tempo de espera é de três meses em Salvador. Mas nas cidades do interior existem casos de pessoas que ficam mais tempos na fila.
Não é a falta de médicos peritos que está ocasionando esse atraso. Afinal, na Bahia, por exemplo, há 180 profissionais distribuídos nas 52 agências do estado. Porém, a alta demanda faz com que os profissionais não consigam atender a todos.
Em todo o Brasil, a situação é complicada, pois há uma longa fila de espera. O atraso na perícia médica do INSS tem prejudicado muitos segurados a receberem seus benefícios. Entenda o caso.
Atraso perícia médica INSS
Desde 2021, o pintor Luiz Rodolfo Gonçalves perdeu totalmente a visão em um acidente de trabalho. Ele caiu com o rosto no chão quando carregava dois sacos de areia em uma obra.
Desde então, os olhos da esposa passaram a ser os dele. Mas o problema é que sem enxergar ele não consegue trabalho. Com o atraso perícia médica do INSS, ele ainda não conseguiu ter acesso ao benefício.
Leia mais: Saiu agora: STF se pronuncia sobre pedido de suspensão da Revisão da Vida Toda; Veja mais
O profissional, segundo a divulgação, já passou por seis perícias. Porém, mesmo com a cegueira irreversível, o benefício sempre é negado. A última perícia feita foi no dia 21 de março, mas ela já havia sido agendada desde o mês de dezembro. Todavia, a data do resultado não foi divulgada.
Assim acontece em outras regiões do país. A alta demanda fez com que os atrasos ocorressem e prejudicasse quem tem pressa de receber o valor. Afinal, sem o aval do perito do INSS, o benefício não é liberado. As filas de espera têm durando, em média, três meses.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
O que é a perícia médica?
Para ter a análise e concessão de benefícios, em muitos casos, o Instituto Nacional do Seguro Social irá exigir que o segurado passe pela perícia médica. Esse é o exame obrigatório, com o intuito de atestar a existência de uma doença ou outra condição que incapacitou o cidadão laboralmente.
Leia mais: Saiu agora: Suspensão do empréstimo para BPC?; Entenda a situação
Portanto, não é qualquer benefício do INSS que terá em seus critérios a obrigatoriedade da perícia. Afinal, o procedimento é necessário quando o segurado precisa comprovar uma condição de saúde para receber os pagamentos mensais do órgão previdenciário. Normalmente, a análise é realizada em casos de acidentes, doenças ou deficiências.
Como agendar a perícia?
Apesar do atraso perícia médica, agenda-se o procedimento sem a necessidade de ir pessoalmente à uma agência. Portanto, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS para marcar o dia e horário do exame. Caso prefira, ligue na Central de Atendimento pelo número 135.
Leia mais: Finalmente: INSS deve pagar valores atrasados a aposentados ainda este mês; Saiba mais
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!