Seja por desinformação ou apenas por esquecimento, milhares de trabalhadores não resgataram as cotas PIS PASEP de 2020. Veja
Pode soar estranho, mas muita gente deixou para trás um abono salarial com valores acima de R$1,2 mil. Na verdade, o que acontece é que grande parte dos trabalhadores que teriam direito ao PIS/PASEP podem não ter conhecimento sobre o benefício.
Dados oficiais indicam que aproximadamente 400 mil brasileiros teriam direito ao benefício pago em 2020, mas não resgataram a quantia.
Ainda é possível receber o valor. Veja como:
PIS/PASEP
O PIS/PASEP é um benefício trabalhista, e que acaba sendo conhecido por muitos como abono salarial. De modo geral, todos os anos os repasses feitos por este benefício contemplam com até um salário mínimo milhares de trabalhadores de baixa renda.
Entretanto, ser de baixa renda não é o único requisito para recebê-lo. Além disso, é necessário que o trabalhador tenha atuado de carteira assinada no ano-base, recebendo no máximo dois salários mínimo por mês. Em 2023, por exemplo, o ano-base que será considerado é o de 2021.
Cotas PIS PASEP
Existe valores esquecidos do PIS PASEP, referente ao ano-base 2020. As exigências, nesse caso, continuam as mesmas, e os valores valem para aqueles que cumpriram com as regras naquele ano.
Leia mais: Como desempregados podem contribuir para o INSS? Entenda como pagar INSS desempregado
Do total de trabalhadores que ainda não resgataram o benefício, 120.947 são da iniciativa privada, que recebem por meio do PIS, em contrapartida, 279.028 não resgataram os valores do PASEP.
A quantia referente limitava-se à R$1.212, e poderia ter sido sacado até o dia 29 de dezembro de 2022. Contudo, muitos brasileiros não conseguiram receber. Dessa forma, desde que o calendário de pagamento do pis de 2023 foi lançado, quem não recebeu terá uma nova oportunidade de solicitar o benefício.
As cotas PIS PASEP podem ter o saque realizado em até 5 anos, posteriormente, o abono é definitivamente cancelado para aqueles que não resgatou.
Leia Mais: Vitória dos aposentados! Governo decide futuro da suspensão dos empréstimos consignados
Quem tem direito nesse abono?
Caso o cidadão tenha cumprido com as regras do programa no ano de 2020, ele pode ter valores esquecidos do PIS/PASEP para receber. Veja quais são essas regras:
- É preciso que o trabalhador tenha atuado com carteira assinada há pelo menos cinco anos – contados no ano de referência;
- Também é necessário que o mesmo tenha atuado por no mínimo 30 dias com carteira assinada naquele ano;
- Ademais, deve ter recebido no máximo dois salários mínimos por mês;
- E, por fim, resta ainda que ele tenha inclusão na declaração de RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) enviada pelo empregador.
Leia mais: Péssima notícia para aposentados! Bancos cortam direito do INSS; Entenda
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja Também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!