No último dia 13 de Março, uma reunião do CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) se propôs a reduzir os juros em empréstimos consignados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de 2,14% para 1,7%. A redução, aprovada nesta reunião, acabou tendo resultados indesejados, já que no dia 16 de Março mais de 10 grandes bancos anunciaram a suspensão desta linha de crédito.
Apesar de todas as críticas que pode-se tecer ao consignado do INSS, a modalidade é extremamente popular entre os beneficiários. O crédito, além de ser mais acessível, já possui as taxas de juros mais baixas do mercado, e o reajuste na base da força por parte do CNPS desagradou os bancos, que não foram incluídos na negociação.
Veja neste artigo:
- Suspensão dos consignados pode acabar nesta semana;
- Governo vai aumentar juros dos consignados para agradar bancos?
- Qual será a nova taxa de juros nos consignados?
Suspensão dos consignados pode acabar já nesta semana!
Com a suspensão dos consignados oficializada por mais de 10 grandes bancos Brasileiros, o presidente Lula deu ordem para que a situação fosse resolvida urgentemente, sem intervenção do congresso ou do STF (Supremo Tribunal Federal).
Leia em seguida: Atenção: Veja como deve ficar a Revisão da Vida Toda após pedido de suspensão do INSS
Todavia, apesar do comando do presidente, aposentados e pensionistas do INSS ainda estão com a averbação de novos contratos suspensa.
CLIQUE AQUI e receba as PRINCIPAIS NOTÍCIAS do Blog da João Financeira pelo WhatsApp
Governo vai aumentar juros dos consignados para agradar bancos?
Uma reunião foi realizada nesta última semana, com a presença dos ministros Rui Costa, Fernando Haddad e Carlos Lupi, representantes da Casa Civil, Fazenda e Previdência Social, respectivamente.
Leia em seguida: Oficial: Novidades na solicitação de Pensão por Morte; Confira quais são os documentos aceitos
Nesta reunião ficou definido que os juros do empréstimo consignado do INSS seriam aumentados novamente, isso em relação aos 1.7%. O novo aumento, todavia, ainda seria inferior ao 2.14% anterior.
Qual será a nova taxa de juros nos consignados?
Ainda não há um valor oficial para a nova taxa de juros dos consignados, que será formalizada esta semana.
Leia em seguida: Saiba como consultar seu extrato do INSS para declaração do imposto de Renda 2023
Especula-se, todavia, algo em torno dos 1,9% ao mês, valor que era defendido por representantes dos bancos em debates com sindicatos que representam os aposentados.
Leia em seguida: ATENÇÃO: Novidade impactante para aposentados do INSS – Justiça libera R$1,37 bilhão – SAIBA MAIS!
Gostou do conteúdo? A João Financeira traz também as últimas notícias de hoje sobre o INSS e direitos dos aposentados e pensionistas! Continue acessando nosso Blog e fique por dentro das novidades diariamente.
Veja também:
Dica bônus:
Receba nossas informações diariamente de forma gratuita, nos seguindo em nossas redes sociais:
CLIQUE E CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO INSTAGRAM!